Como registar uma devolução a um fornecedor?
Jasmin Software - 25 Janeiro, 2017 - 3 minutosNo caso de existir necessidade de registar uma devolução de material, deve criar uma Encomenda de Devolução ao fornecedor, criar o documento de transporte que acompanhará o material, emitir a nota de crédito e, no final, regularizar as Contas Correntes (ver infografia).
Encomenda de devolução
Para criar uma encomenda de devolução, siga os seguintes passos:
- Aceda a Compras | Encomendas;
- Clique em Criar;
- No campo Tipo de Documento selecione a opção Encomenda de Devolução a Fornecedor (DVF);
Nota: Caso não exista este tipo de documento, pode criá-lo preenchendo os dados necessários em Compras | Configuração | Tipos de Encomenda e clicar em Criar. - Indique o Fornecedor no respetivo campo;
- Clique em Guardar e Enviar.
Guia de Remessa
Para emitir uma guia de remessa (GR) de material, siga os seguintes passos:
- Aceda a Inventário | Expedição | Gerar Documento de Transporte;
- Selecione a DVF anteriormente criada;
- Escolha as linhas do material a que pretende dar saída;
- Clique em Gerar.
Nota: Não é possível englobar na mesma guia encomendas de clientes e encomendas de devolução de material.
Nota de Crédito
Para emitir a nota de crédito do fornecedor, siga os seguintes passos:
- Aceda a Compras | Processar em Lote | Gerar Nota de Crédito;
- Selecione a encomenda pretendida;
- Clique em Gerar.
Dica: Pode também registar a nota de crédito diretamente em Compras | Notas de Crédito ou Débito, clicar em Criar e selecionar o tipo de documento Vossa Nota de Crédito (VNC).
Regularizar as Contas Correntes
Para regularizar as contas correntes, siga os seguintes passos:
- Aceda a Contas Correntes | Recibos;
- Clique em Criar;
- Preencha o campo Entidade com o nome do fornecedor;
- Clique em Aplicar para ver a lista de pagamentos;
- Por fim, clique em Gerar.