Como registar uma devolução a um fornecedor?

Jasmin Software - 25 Janeiro, 2017 - 3 minutos

No caso de existir necessidade de registar uma devolução de material, deve criar uma Encomenda de Devolução ao fornecedor, criar o documento de transporte que acompanhará o material, emitir a nota de crédito e, no final, regularizar as Contas Correntes (ver infografia).

 

Encomenda de devolução

Para criar uma encomenda de devolução, siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Compras | Encomendas;
  2. Clique em Criar;
  3. No campo Tipo de Documento selecione a opção Encomenda de Devolução a Fornecedor (DVF);
    Nota: Caso não exista este tipo de documento, pode criá-lo preenchendo os dados necessários em ComprasConfiguraçãoTipos de Encomenda e clicar em Criar.
  4. Indique o Fornecedor no respetivo campo;
  5. Clique em Guardar e Enviar.

 

Guia de Remessa

Para emitir uma guia de remessa (GR) de material, siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Inventário | Expedição | Gerar Documento de Transporte;
  2. Selecione a DVF anteriormente criada;
  3. Escolha as linhas do material a que pretende dar saída;
  4. Clique em Gerar

Nota: Não é possível englobar na mesma guia encomendas de clientes e encomendas de devolução de material.

 

Nota de Crédito

 Para emitir a nota de crédito do fornecedor, siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Compras Processar em Lote | Gerar Nota de Crédito;
  2. Selecione a encomenda pretendida;
  3. Clique em Gerar.

Dica: Pode também registar a nota de crédito diretamente em Compras Notas de Crédito ou Débito, clicar em Criar e selecionar o tipo de documento Vossa Nota de Crédito (VNC).

 

Regularizar as Contas Correntes

Para regularizar as contas correntes, siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Contas Correntes | Recibos;
  2. Clique em Criar;
  3. Preencha o campo Entidade com o nome do fornecedor;
  4. Clique em Aplicar para ver a lista de pagamentos;
  5. Por fim, clique em Gerar.

 

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