Gestão Pessoal
Gamification: a nova ferramenta no mundo empresarial
por Isabel Dias | 30 Abril, 2019
Provavelmente o conceito de gamification – por vezes adaptado para gamificação ou ludificação – não lhe será estranho. Isso é porque a gamification passou de uma ideia futurista e uma buzzword dos grandes negócios para uma realidade das empresas.
O que é gamification e como posso usá-la na minha PME?
A forma mais simples de definir gamification é: um processo para integrar mecânicas de jogo numa área já existente de forma a motivar a participação, aumentar o envolvimento e a lealdade.
Isto pode aplicar-se virtualmente a todas as áreas, desde o layout e design de um website à presença nas redes sociais, ao envolvimento do cliente com a marca, operações do dia-a-dia, e muito mais.
A Gamification introduz elementos de design de jogos em aplicações não relacionadas com jogos, tornando-as mais divertidas e apelativas. As ferramentas usadas são semelhantes às de um jogo: pontos, desafios, vitórias e conquistas, entre outros, para encorajar ações através de feedback positivo.
Pode realmente usar-se a gamification numa PME?
Absolutamente! Apesar de que grande parte das empresas que recorrem à gamification serem grandes empresas, esta técnica serve igualmente bem as PME e até startups.
Mas qual é o objetivo da gamification? Tornar o trabalho num jogo? Nada disso! O objetivo de introduzir a gamification em várias operações de um negócio é, nada mais, nada menos, que usar a psicologia que estimula a motivação dentro da esfera empresarial e ter frutos quase imediatamente.
Que áreas são indicadas para aplicar a gamification?
Esta resposta é muito ampla, porque a gamification tem tantas mais áreas de aplicação quanto maior for a criatividade do líder. Algumas das muitas aplicações são:
-
Programas de treino, formação e desenvolvimento pessoal de colaboradores;
-
Questionários para colaboradores e consumidores;
-
Programas de fidelidade de cliente;
-
Estudos de mercado;
-
Compras online e seguimento pós-compra;
-
Marketing digital;
-
Gestão de projetos e equipas.
Claro que no dia-a-dia e fora do contexto empresarial a gamification já é amplamente usada em várias áreas como por exemplo jogos educativos (para crianças e adultos) sobre reciclagem, aplicações para estimular a prática de exercício físico ou alimentação saudável.
Quais as técnicas usadas para implementar a gamification?
Como já referimos, a gamification não consiste em criar jogos de aplicação ao negócio. Consiste, sim, em aplicar mecânicas e design de jogos em soluções para negócios. Assim, as seguintes mecânicas são usadas em diferentes combinações para alcançar determinados objetivos:
-
definição de objetivos;
-
competição com outros utilizadores;
-
colaboração com outros utilizadores;
-
medalhas (“badges”) e conquistas (“achievements”);
-
feedback rápido;
-
níveis, rankings e pontos.
E o impacto na produtividade?
Um dos pontos em que a gamification tem mais impacto é, de facto, no engagement e motivação dos colaboradores, que se traduz num aumento de produtividade.
Imagine-se que a sua equipa trabalha por projetos, e todos os dias há metas a atingir, relacionadas com determinado projeto.
Uma boa forma de implementar a gamification e assim aumentar o envolvimento dos seus colaboradores, estimular a competição saudável entre eles, a cooperação e ainda dar um empurrão à produtividade, poderia passar por criar uma app que todos instalassem no smartphone ou desktop e à qual acedessem sempre que terminassem uma tarefa.
Aqui há muitas possibilidades para tornar o “jogo” divertido e motivante, bem como criar recompensas aliciantes. Por exemplo, sempre que um colaborador submetesse um projeto ou realizasse uma tarefa dentro da deadline, ganharia pontos e seria classificado num ranking com outros colegas de trabalho. No final de um dado período, os pontos acumulados poderiam ser trocados por experiências, e o melhor classifcado teria direito a um bónus.
O importante é, antes de tudo, perceber quais os recursos que o seu negócio dispõe, e como pode aplicá-los numa estratégia de implementação de gamification. Será que o seu negócio iria beneficiar? Garantidamente que sim.
Produtividade no local de trabalho? Com o Jasmin!
O Jasmin, software de faturação expert em gestão, é uma verdadeira ferramenta de produtividade no seu negócio: Com o Jasmin pode controlar todas as áreas deste. E, a melhor parte!, liberta-o de tarefas repetitivas deixando-lhe tempo e oportunidade para se concentrar em aspetos fundamentais como o planeamento e elaboração de estratégias.
Agora, o Jasmin tem mais uma funcionalidade que lhe facilita a gestão do seu negócio: os Jasmin Business Insights. Colocam a Inteligência Artificial ao serviço das PME e ao serviço do seu negócio. Descubra mais sobre os Jasmin Business Insights!
Não espere mais, experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.