Negócios

6 estratégias para aumentar as vendas online

por Mariana Pimentel | 26 Julho, 2023

Estamos naquela época em que as vendas disparam, mas os seus números estão a passar por um momento de crise? Então confira este guia prático que criamos para si, com dicas simples para aumentar as vendas online.

 

6 estratégias para aumentar as vendas online

 

Há várias razões que podem estar a afastar os consumidores do seu produto ou serviço. Confira estas dicas para aumentar as vendas online e ultrapassar esse momento de crise.

 

1. Entre na estação

 

Estamos perto da estação preferida de muitos: o Natal. “Decore” a sua loja online tal como decoraria a sua loja física! Isto inclui a loja do Facebook, as redes sociais, e todos os meios online que tiver disponíveis para promover as suas vendas online. Normalmente estas são coisas bem fáceis de fazer, com várias plataformas de ecommerce a oferecerem templates dedicados às épocas festivas. Além disso, lembre os seus clientes de que “é Natal!”, com mensagens, posts emails, design, etc.

 

2. Que tal um concurso?

 

Um concurso é sempre uma boa forma de gerar tráfego para a sua loja online, e com maior tráfego, vêm mais leads, mais oportunidades de venda e, eventualmente, mais vendas online.

 

Este concurso pode ser feito via redes sociais – ótima forma de gerar tráfego para blogs e de camadas mais jovens – ou in site, com recurso à newsletter. Se colocar uma subscrição da newsletter a equivaler a uma oportunidade de ganhar alguma coisa, com certeza os subscritores aumentarão.

 

3. Saldos antecipados

 

Talvez o problema das suas vendas online sejam os preços: para alguns consumidores o preço é o maior fator na decisão. Sendo assim, já que tem interessados e tem produto, porque não fazer uns saldos antecipados? Calculando bem os descontos e as margens de lucro, é possível sair de uma situação de vendas baixas.

 

4. Reveja os preços

 

E se o problema é mesmo o preço, talvez tenha que encontrar uma forma de o baixar, sem perder qualidade nem margem de lucro. Mas como? Veja como os seus rivais fazem e se conseguem oferecer os mesmos produtos e serviços, a preços mais acessíveis ao mercado. E não, não se preocupe, o benchmarking não é espionagem, mas sim uma técnica de controlo de gestão amplamente usada.

 

5. Crie urgência

 

Todos sabemos que o ser humano tem tendência a adiar decisões. Como bons procrastinadores, os clientes podem estar a deixar “tudo para a última”, e a não comprar agora, mas com intenção de comprar mais tarde.

 

O problema é que, com tanto tempo para escolher, podem optar por outra marca, ou outro produto. Assim, crie um sentido de urgência. Como? Uma promoção em tempo limitado é uma boa opção.

 

6. Os olhos também compram

 

Não nos cansamos de dizer, mas o website, app, redes sociais e outros também contam! A loja deve ser funcional e apelativa, mas o design dos restantes canais não pode ser descurado, nem a linguagem usada, nem os conteúdos. Quando se trata de conseguir aumentar as vendas online, procure apelar ao máximo de sentidos dos seus consumidores e clientes.

 

Tem muitos carrinhos de compras abandonados? Veja como superar o abandono!

 

Vendas online com o Cegid Jasmin: não há crise!

 

O Cegid Jasmin, software de faturação expert em gestão, é o aliado perfeito para o seu ecommerce! Agiliza todos os processos burocráticos e repetitivos como emissão de faturas, controlo de stocks e inventários, produção de documentos de transporte, entre muitos outros. Mas como? O Jasmin integra com as principais aplicações do mercado e é certificado pela AT, pelo que a resposta à fiscalidade está assegurada.

 

Mas não é só! A área de expertise do Jasmin é mesmo a gestão e agora com a ajuda da Inteligência Artificial. Os Jasmin Business Insights chegaram para tornar a gestão do seu negócio mais rápida, intuitiva e acertada: os Insights do Jasmin são formulados com base em dados – a informação sobre vendas, vendas online, compras, gastos, tempos médios de pagamentos, clientes, margens, etc. - e permitem-lhe tomar decisões informadas e elaborar estratégias de crescimento.

 

Tudo isto numa interface de muito fácil utilização, intuitiva e personalizável. Já conhece?

 

Não espere mais, experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Tags:
PME

Mais artigos