Quais são os modos de trabalho suportados?

No Jasmin POS, existem dois modos de trabalho:

1. Modo POS

  • Contas: modo típico de funcionamento dos sistemas POS em postos de venda;
  • Mesas: modo de registo orientado para cafés e restaurantes;
  • Cartões: sistema comum em bares e discotecas, onde é atribuído um cartão a um cliente para registar os consumos.

2. Modo Balança

Pode ativar este modo de trabalho no separador Ambiente disponível em Sistema | Configurações | Gerais (ver mais informações).

Posso atribuir artigos ao canal de vendas em lote?

Sim. Para que os artigos sejam apresentados no POS, é necessário associá-los a um canal de vendas. Para não realizar este processo artigo a artigo, pode associar em lote. Para tal, siga os seguintes passos: 

  1. Aceda a Vendas | Processar em Lote | Atribuir artigos a Canais; 
  2. Selecione o Canal de Vendas pretendido; 
  3. Filtre os artigos pela Família, caso esta esteja indicada na ficha do artigo; 
  4. Clique em Aplicar; 
  5. Na tabela, serão apresentados os artigos que ainda não associados ao canal de vendas indicado. Selecione os artigos pretendidos e, de seguida, clique em Associar. 

Posso adquirir mais dispositivos POS?

Sim. Para adquirir mais dispositivos POS, aceda à sua área pessoal e clique em Subscrição. De seguida, na área Itens clique em Adicionar e selecione o número de dispositivos pretendido. 

 

De salientar que pode comprar até 10 dispositivos por subscrição.

Registei uma venda com duas formas de pagamento. Porque tenho dois recibos?

Os tipos de documentos do POS não são liquidados, ou seja, se numa venda de 20€ o cliente pagar 10€ em numerário e 10€ com multibanco, o sistema gera três documentos: 

  1. Uma fatura simplificada com o total da venda; 
  2. Um recibo relativo ao pagamento parcial em numerário; 
  3. Um recibo relativo ao pagamento parcial através do multibanco.  

Pode consultar todos os documentos gerados no Jasmin em Vendas | Explorar Vendas | Documentos de Vendas. 

Nota: Para uma análise mais detalhada, deve filtrar os dados pela loja em questão. 

Tenho de associar uma série aos documentos do POS?

Não. A série é associada automaticamente ao tipo de documento e é constituída pelo número do dispositivo e o ano civil. Por exemplo, o primeiro dispositivo que criar no Jasmin terá a nomenclatura 00121, onde: 

  • 001 representa o número do dispositivo; 
  • 21 corresponde ao ano civil. 

Desta forma, será sempre criada uma série para cada dispositivo. 

 

Nos tipos de fatura e nos tipos de nota, pode ainda definir uma série como exclusiva para os dipositivos POS através dos campos adicionais da tabela: