Gestão Pessoal
Coaching: de buzzword a fator crítico de sucesso
por Isabel Dias | 24 Abril, 2019
O coaching, especificamente o coaching empresarial, é um método que consiste em acompanhar, instruir ou treinar uma pessoa, grupo de pessoas ou organização, com o objetivo de cumprir metas ou desenvolver capacidades específicas. Todo o processo de coaching alia formação, aprendizagem, autonomia, fortemente apoiados em motivação, responsabilidade e criatividade, e tem por finalidade o crescimento.
Assim, o coaching empresarial é orientado para micro-empresas e PME e a sua ação é, principalmente, ao nível da melhoria da estrutura da empresa. Será que a sua empresa e a sua equipa estão a precisar de coaching? Certamente que podem beneficiar (e muito!) desta prática.
Como aplicar o coaching empresarial na sua PME e conduzi-la ao sucesso
Antes de mais, vamos a definições. Coach é a pessoa que faz coaching. Coachee é quem recebe a orientação do coach. Já pensou em procurar serviços de coaching de negócios ou empresarial? Pode ainda não ter pensado, mas cada vez mais startups, micro empresas e PME o fazem, no nosso país. Seja para gestores, líderes ou equipas de trabalho, o coaching é uma ferramenta que pode fazer a diferença e ser um fator de sucesso. E porquê? O coaching funciona, especialmente, em três áreas:
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resolução de conflitos e problemas;
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desenvolvimento e cumprimento de metas a longo prazo;
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aumento e melhoria da performance.
Se, por outro lado, assume o papel de líder e quer ser o próprio a fazer coaching à sua equipa, confira dicas e orientações para ser o coach que a sua equipa e que o seu negócio precisa.
1. Crie relações verdadeiras e de confiança
Os verdadeiros líderes concentram-se mais no sucesso da sua equipa do que no seu próprio. Sempre que as ações de um líder não refletem esta filosofia, podem surgir obstáculos. É por isto que a confiança é muito importante. Se a confiança não for estabelecida a princípio, será gradualmente mais difícil ganhá-la. Sim, porque um líder não deve assumir que o seu título está necessariamente acompanhado da noção de confiança – em vez disso, os líderes precisam de ganhá-la das suas equipas.
Para consegui-lo é essencial que se foque real e intencionalmente em conhecer cada um dos membros da sua equipa e dos colaboradores do seu negócio e conhecer os seus objetivos, metas e ambições profissionais e pessoais. Só assim conseguirá oferecer uma experiência de coaching aos seus colaboradores: só se tornarão coachees se perceberem que um dos seus focos são eles.
2. Desconstrua os objetivos em metas menores
Fazer coaching a uma única pessoa pode ser um esforço intimidante e ainda mais se for uma equipa ou organização inteira. Assim, os melhores coaches desconstroem os objetivos finais – aumento de produtividade, por exemplo – em metas mais pequenas, e mais visualizáveis a curto prazo. Se escolher não fazer isto, pode aperceber-se que a sua audiência está muito menos recetiva a adotar novas estratégias e métodos.
3. Ouça, escute, compreenda a sua equipa
O papel do coach é guiar, certo. Mas é também ouvir. O coaching não pode desenvolver-se sem conhecer os coachees e os seus objetivos ou dificuldades. Assim, para tornar-se um ótimo coach – ou até um mentor! - o caminho a seguir é ouvir, ouvir, ouvir. Valorize as vozes dos seus colaboradores, dê importância e relevância às suas preocupações e, essencialmente, guie-os com as indicações que lhe deram.
4. Use a positividade como base
Grandes líderes são, fundamentalmente, grandes encorajadores e motivadores. O papel do coaching, por outro lado, é pegar nessa motivação dos colaboradores e empregá-lo em objetivos concretos e alcançáveis através de esforço individual e em equipa. Assim, é imediato que a liderança e o coaching andam de mãos dadas no mundo empresarial.
5. Seja uma presença consistente
Tal como no marketing, uma aproximação consistente e cumulativa e altamente eficaz para construir e criar mudança e progresso. Assim, líderes produtivos são consistentes no seu temperamento, disponibilidade e missão.
E, apesar de haver vários estilos de liderança, todos eles têm os cinco pilares básicos: desenvolver confiança, ouvir atentamente, reforço positivo, targeting e consistência.
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