Fiscalidade e Contabilidade
Crowdfunding: o que é e como funciona?
por Mariana Gomes | 11 Dezembro, 2019
Crowdfunding ou, em português, financiamento coletivo, é uma forma transparente e simples de angariação de financiamento para um projeto, através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses.
Atualmente, existem já várias plataformas online, onde é possível angariar dinheiro. Este método tem sido um impulso para o desenvolvimento de muitos projetos.
O que é, afinal, o crowdfunding?
A palavra crowdfunding resulta da união de crowd (multidão) com funding (financiamento). Ou seja, trata-se de um financiamento coletivo, em que cada um disponibiliza o dinheiro que desejar para apoiar os projetos em que acredita.
Esta prática acontece quando negócios, empresas ou indivíduos financiam um projeto com pequenas doações. No fundo, é um conjunto de pessoas que financia o projeto, ao invés de um ou dois investidores.
Crowdfunding é ainda um mercado jovem e em rápido crescimento, que está a transformar a forma como as pessoas gerem o dinheiro. Está, também, a transformar a forma como os negócios angariam capital.
Existem algumas categorias primárias do Crowdfunding:
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Recompensa
Este é o tipo mais comum de crowdfunding. Os criadores do projeto oferecem uma recompensa aos participantes financiadores.
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Doação
Esta vertente consiste em donativos, nos quais não é oferecido nenhum tipo de recompensa. É utilizada por instituições de caridade e outros grupos que apoiam causas sociais.
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Capital
Este tipo de crowdfunding permite ao investidor tornar-se parte do grupo de acionistas do projeto. Ao investir num determinado projeto, está a comprar uma pequena parte da empresa, assumindo todos os direitos e deveres do acionista.
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Empréstimos (Peer-to-Peer)
Funciona como um empréstimo. Neste tipo de crowdfunding, os financiadores investem fundos para apoiar o projeto, em troca de uma taxa de retorno. No entanto, ao investirem o seu dinheiro num projeto, correm o risco de não o receber de volta.
Como funciona?
Tudo começa com uma ideia de negócio, que será partilhada numa plataforma online. A partir daí, o beneficiário do crowdfunding é obrigado a completar algumas informações sobre o projeto para criar uma campanha de promoção. O mais importante é vender a ideia ao público para conseguir potenciais investidores.
Após definir o projeto, a sua descrição na plataforma online e indicar a respetiva quantia mínima de financiamento e prazo, os investidores podem começar a participar monetariamente. Se o objetivo financeiro for atingido, após terminar o prazo, o empreendedor recebe o total dos fundos, apesar de, normalmente, as plataformas cobrarem uma pequena percentagem desse montante.
Caso o objetivo não seja atingido, o empreendedor não recebe o financiamento e os apoios monetários são devolvidos a quem investiu.
Para que os investidores possam decidir em que iniciativas investir, os empreendedores têm de divulgar algumas informações chave:
- A descrição do projeto ou produto a financiar;
- A finalidade do financiamento;
- O montante a angariar;
- O prazo;
- A quantia mínima de financiamento;
Os desafios do crowdfunding
Muitas pessoas assumem que o crowdfunding é uma forma simples de angariar dinheiro. Contudo, é necessário muito esforço para criar um projeto que os investidores vejam como valioso. O sucesso não é garantido e, à medida que o financiamento coletivo continua a ganhar popularidade, os investidores começam a prestar mais atenção aos projetos que apoiam.
Conseguir este tipo de financiamentos pode ser um desafio. Implica criar um produto ou serviço de qualidade, boas estratégias de marketing e investidores de confiança. As campanhas de crowdfunding apresentam alguns desafios evidentes:
- Encontrar e implementar uma estratégia de marketing eficiente antes, durante e depois da campanha.
- Criar uma mensagem adequada na descrição da campanha, que desperte interesse para o produto ou serviço.
- Criar e planear o programa de recompensas para maximizar estrategicamente o ROI (Retorno sobre o Investimento).
Estes desafios são apenas o princípio do conjunto de obstáculos que pode encontrar ao realizar uma campanha de crowdfunding. Cada projeto vai encontrar desafios diferentes, além dos comuns e aplicáveis a todas as campanhas.
No que diz respeito ao crowdfunding de Capital, este requer uma maior atenção na preparação e educação de potenciais investidores que não têm necessariamente um histórico de investimentos.
Como ter sucesso numa campanha de crowdfunding?
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Comunique com os investidores da sua campanha
Quando a campanha termina, é importante atualizar a comunidade que investiu no seu projeto sobre o seu estado. Deve ser transparente com os seus investidores durante todo o processo, mesmo após a campanha terminar. No fundo, uma campanha de crowdfunding bem sucedida centra-se em promover relacionamentos com os investidores.
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Aposte em boas estratégias de marketing
Para a sua campanha se destacar, reúna um conjunto de estratégias de marketing. Com novas campanhas de crowdfunding a ser lançadas diariamente, é fundamental diferenciar a sua das restantes. Uma boa aposta no marketing é uma forma de obter reconhecimento.
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Prepare-se para a campanha
Para obter melhores resultados de crowdfunding, prepare-se para a sua campanha antes de a lançar ao público. Mantenha-se ativo nas redes sociais e ganhe a oportunidade de ser encontrado por potenciais investidores.
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