Negócios

Que apoios ao empreendedorismo jovem existem em Portugal?

por Mariana Gomes | 1 Março, 2023

A noção de empreendedorismo jovem começa na procura de novas oportunidades com recurso à criatividade e inovação. 

 

Não basta ter uma boa ideia. Ingressar no mundo do empreendedorismo exige investigação, ponderação e planeamento. Atualmente, em Portugal, já existem apoios ao empreendedorismo jovem, seja a nível financeiro, fiscal, técnico ou jurisdicional.

 

Uma das maiores preocupações de cada empreendedor é, certamente, conseguir o investimento inicial e ultrapassar a burocracia legal para o desenvolvimento do novo negócio.

 

Empreendedorismo jovem: por onde começar?

 

Em Portugal, existem diversas opções de apoio para cada negócio. Neste artigo, mostramos-lhe um conjunto de medidas de apoio público ao empreendedorismo jovem:

 

IAPMEI

 

O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação promove um conjunto de programas e iniciativas com vista no apoio a novos negócios. Os programas e incentivos são específicos para cada fase do desenvolvimento do negócio.

 

É uma iniciativa do Programa StartUP Portugal, criada com o objetivo de dinamizar o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia. Destinado a jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, esta medida desenrola-se ao longo de 12 meses com a atribuição de uma bolsa mensal de 691,70 euros.

 

Trata-se de uma medida para projetos em desenvolvimento. O objetivo passa por conceder apoios a projetos de empresas com menos de um ano na área do empreendedorismo. Este apoio oferece um Incentivo Não Reembolsável (INR) 75% com limite de 7.500 euros.

 

StartUP Portugal

 

É uma estratégia do Governo que se destina a apoiar o empreendedorismo jovem e assegurar a longevidade das empresas já criadas, aumentando o seu impacto na criação de emprego e valor económico.

A StartUp Portgual foca-se em três eixos: ecossistema, financiamento e internacionalização. O principal objetivo é criar e apoiar o ecossistema à escala nacional, atrair investidores, melhorar e impulsionar o financiamento das Startups e acelerar o seu crescimento nos mercados externos.

ANJE 

 

A ANJE  seleciona os financiamentos e incentivos mais adequados às necessidades de atuais ou potenciais empresários e acompanha a elaboração de candidaturas, assegurando um serviço personalizado de consultoria empresarial. Atualmente promove os seguintes apoios:

 

  • MICROINVEST: Oferece apoios para a criação do próprio emprego, até 20 mil euros;
  • INVEST+: Oferece apoios até 95% de 100 mil euros para negócios empreendidos por desempregados;
  • MEDIDA INVESTE JOVEM: Promove a criação de empresas por jovens desempregados. Oferece apoio financeiro ao investimento, à criação do próprio emprego e apoio técnico.

 

Empreende Já

 

Trata-se de um programa de apoio ao empreendedorismo jovem com o objetivo de promover o espírito empreendedor, a criatividade e a inovação.

 

Simultaneamente, este programa visa apoiar a capacitação dos jovens NEET (jovens que não estudam, não trabalham, não frequentam qualquer formação profissional e que não estão inscritos nos centros de emprego), oferecendo formação, com a finalidade de aumentar os seus níveis de empregabilidade.

 

Investe Jovem

Destina-se a jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30. Este programa, promovido pelo IEFP, tem como objetivo promover o empreendedorismo jovem, a criação de emprego e o crescimento económico.

 

Esta medida incentiva o empreendedorismo jovem através de vários apoios:

 

  • Apoio financeiro ao investimento;
  • Apoio financeiro à criação do próprio emprego dos promotores;
  • Apoio técnico na área do empreendedorismo para o desenvolvimento, estruturação e consolidação do projeto.

Entre outros, o programa oferece um apoio financeiro até 75% do investimento total elegível e um apoio financeiro sob a forma de subsídio não reembolsável.

 

Instalação de Jovens Agricultores

 

Este é um apoio destinado a jovens com idade entre os 18 e os 40 anos com, pelo menos, o 9.º ano de escolaridade e que estejam a realizar a primeira instalação como agricultores. O objetivo deste apoio, promovido pelo Programa de Desenvolvimento Rural, é facilitar a implementação de novas iniciativas de jovens agricultores e promover a sua adequada formação e qualificação profissional.

 

O apoio é concedido sob a forma de subsídio não reembolsável, no valor de 40 mil euros por beneficiário.

 

Jasmin Software: o melhor parceiro para começar um negócio

 

O empreendedorismo jovem é uma jornada que implica ultrapassar inúmeros obstáculos e dificuldades. Manter o negócio controlado passa por uma gestão eficaz desde a sua implementação. Nesta fase incial, todas as ferramentas que ajudem a facilitar o percurso são bem-vindas. 

 

O Jasmin é o aliado perfeito para o ajudar nos processos administrativos e a controlar todas as operações. Trata-se de um software de faturação expert em gestão desenvolvido para empreendedores e PME.

 

Como auxílio ao desenvolvimento de novos negócios, este software de gestão cloud é grátis durante o primeiro ano ou até atingir os 30 mil euros de faturação.

 

A qualquer hora e em qualquer lugar, pode faturar, gerir compras e inventário, controlar a tesouraria e as contas correntes e monitorizar a evolução do negócio. Além de ser um software 100% cloud, é certificado pela AT. 

 

Conheça a versão grátis para quem está a começar e garanta uma gestão inteligente do seu negócio.

Mais artigos