Tecnologia
Como aumentar as vendas e encomendas online do seu restaurante
por Mariana Pimentel Gomes | 9 Setembro, 2021
Embora a crescente tendência dos serviços de take-away ou delivery fosse inevitável, a pandemia da COVID-19 acelerou a popularização dos modelos de e-commerce e encomendas online nos restaurantes.
Os gestores de restaurantes até podem ter um espaço físico onde são servidas as refeições – a verdade é que já começa a emergir o conceito de restaurante virtual e Ghost Kitchen –, mas apostar em novos fluxos de receita, como os canais online para venda, requer um conjunto diferente de habilidades que podem ser desafiantes.
Porquê apostar nas vendas e encomendas online?
Antes de mais, é fundamental perceber um conceito importante: o que significa o e-commerce em restaurantes?
Já ouvimos falar de e-commerce nas vendas, mas será possível adaptar esse modelo aos restaurantes? A resposta é simples: sim.
O e-commerce em restaurantes significa vender os produtos – que podem ir desde mercadorias e alimentos não preparados a refeições feitas sob encomenda para delivery ou take-away – através dos canais online, como o website ou mesmo as redes sociais.
Os restaurantes que se ramificam e entram no mundo digital precisam de conhecer o seu conceito e modelo de negócio como a palma da mão para analisar as oportunidades de escalar o negócio.
Quais são as vantagens de aceitar encomendas online?
- Negócio aberto 24/7
Os clientes não querem esperar até o restaurante estar aberto para fazer uma encomenda. Um sistema de encomendas online significa que, pelo menos para as encomendas, o restaurante está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Não ficar dependente de um telefone
Além de existir a possibilidade de não ser possível atender todas as chamadas, as encomendas online significam a captura de mais encomendas.
- Aumentar a competitividade
Já ninguém quer fazer chamadas telefónicas para fazer uma encomenda. A nova geração é adepta da simplicidade, flexibilidade e mobilidade. Ao responder às novas exigências dos consumidores atuais, está, certamente, a colocar-se um passo à frente da concorrência.
Como aumentar as vendas e encomendas online no seu restaurante?
Adicione o seu restaurante em websites de review
Aposte em websites de reviews que ajudam a aumentar a notoriedade e a expor o seu restaurante a novos públicos, como o TripAdvisor ou o The Fork.
Adicione o máximo de informações possível, incluindo menus e preços, medidas de segurança COVID-19, informações de contacto, horários e localização. Mais importante ainda, adicione links para o seu website ou plataforma de encomendas online.
Divulgue o seu restaurante nas redes sociais
As redes sociais são um ótimo local para promover a comida que pode ser encomendada de forma online. Como?
- Coloque link para o website do seu restaurante na sua biografia no Instagram e Twitter e na secção “sobre” no Facebook;
- Use e abuse dos destaques das Stories do Instagram
- Mostre os produtos nos seus posts. No Instagram, pode criar posts e stories com items clicáveis, adicionando um catálogo de produtos à sua página vinculada do Facebook. No Facebook, pode aproveitar a loja para vender produtos diretamente por meio da sua página.
Ofereça a possibilidade de fazer encomendas online para delivery ou take-away
Delivery: como otimizar este serviço?
As pessoas querem ter a máxima facilidade nas suas experiências gastronómicas e, muitas vezes, isso significa pedir comida sem sair de casa. Permita encomendas online e otimize o serviço de entrega.
Como começar um serviço de delivery
- Aposte na tecnologia certa
- Adote uma plataforma de encomendas online
- Adote uma plataforma de encomendas online
- Prepare o staff
- Avalie a disponibilidade da equipa ou contrate motoristas de entrega;
- Avalie a disponibilidade da equipa ou contrate motoristas de entrega;
- Compre equipamento e materiais para entregas
- Sacos ou caixas de entrega isolados/térmicos
- Recipientes ou sacos para viagem;
Otimize os serviços de take-away
Não é nada mais, nada menos do que um modelo no qual o cliente faz a encomenda e recolhe no restaurante físico. Mas há várias formas de otimizar esta experiência:
- Simplifique o processo
Além de aceitar encomendas online, ajuste o menu de take-away – e disponibilize-o online – para facilitar a tomada de decisões dos clientes. Um menu extenso pode ser adequado para refeições no local, mas quando existem várias opções para “levar”, pode causar indecisão.
- Adicione opções de pagamento online e contact-free
Todos adoram a conveniência. Por isso, além de apostar em serviços de encomendas online adote também as opções de pagamento online que facilitam o processo de pagamento, ajudam a poupar tempo nos processos de cobrança e permitem transações contact-free.
- Analise as margens de lucro
Ao utilizar apps de entrega de terceiros, avalie os preços do seu menu em relação às taxas de entrega para compreender as suas margens de lucro. Utilize essas informações para alterar os preços do seu menu take-away ou remover algumas opções por completo.
Soluções que facilitam e aceleram a gestão do seu restaurante
A tecnologia passou a ser um fator de sobrevivência
Numa altura em que a inovação é um ponto-chave no combate à propagação do vírus e à resposta às exigências dos novos perfis de consumidores, há que aproveitar a oportunidade para tornar o negócio mais eficiente.
A importância da centralização da informação
Qualquer restaurante, além do serviço ao cliente, tem ainda a preocupação acrescida com a gestão logística e as vendas em vários canais. Para tal, é essencial ter as ferramentas certas para gerir todos os canais de venda de forma centralizada e beneficiar de uma gestão automática e integrada do inventário. A fonte de informação deve ser só uma. E isso já é possível!
Ter um sistema de faturação sólido, seguro, sem falhas e certificado é meio caminho andado para o sucesso. E se o software, além de faturar, ainda lhe permitir gerir o negócio? Então estarão criados alicerces firmes para que o seu negócio floresça e dê bons resultados.
E com um POS ideal para negócios de restauração que funciona online e offline é mais simples conseguir um serviço de excelência! Com o Jasmin, além de garantir a máxima rapidez das operações, ao usufruir de uma gestão totalmente integrada de pontos de venda, deixa de se preocupar com as dores de cabeça da gestão de caixa, faz a gestão de salas, mesas e pedidos num único local, além de gerir também de forma ágil os artigos e preços.
O Jasmin garante:
- Gestão centralizada dos pontos de venda e do negócio online;
- Gestão das operações a partir de qualquer lugar e dispositivo;
- Rapidez e fluidez de trabalho com o sistema de POS online e offline;
- Otimização da gestão de mesas e pedidos;
- Controlo eficiente das compras e dos stocks;
- Flexibilidade na definição de preços;
- Rigor na gestão de caixa;
- Cumprimento de todos os requisitos legais e fiscais;
- Integração com outras plataformas;
- Informação de apoio à gestão do negócio.