Gestão Pessoal
Ergonomia no trabalho: mais produtividade na equipa
por Isabel Dias | 27 Março, 2019
A saúde e o conforto no local de trabalho andam de mãos dadas com a produtividade de uma equipa, assim, ergonomia não pode ser dissociada de produtividade.
Ergonomia e produtividade no local de trabalho
A ergonomia define-se como o estudo das relações entre trabalhadores e o ambiente que os envolve, especialmente no que diz respeito aos equipamentos utilizados no local de trabalho. A ergonomia diz respeito ao design dos espaços de trabalho, à sua organização e à forma como se usa a tecnologia, e tem como objetivo garantir a saúde, segurança e conforto dos colaboradores e aumentar os níveis de produtividade e eficiência.
Vantagens da ergonomia no local de trabalho
Aplicar princípios básicos de ergonomia no local de trabalho tem inúmeras vantagens e ótimos resultados no que respeita à produtividade da equipa.
Assim, recorrendo à aplicação da ergonomia é possível evitar, entre outros, ausências e baixas médicas, acidentes de trabalho e desgaste físico (e mental) dos colaboradores, que levará à necessidade de recolocação profissional – conheça dicas para reter talento no seu negócio!
Como aplicar a ergonomia no seu negócio?
Há um conjunto de alterações e mudanças que se podem fazer no local de trabalho que, não sendo completamente óbvios, ajudam a contribuir para uma equipa mais produtiva, motivada e eficiente - e que darão resultados em pouco tempo. São exemplos:
-
Cadeiras reguláveis
Quando se passa grande parte do dia sentado, é normal que as costas se ressintam, bem como as pernas e até os pés. Assim, ter cadeiras reguláveis que se ajustem à altura e peso da pessoa e à altura da mesa ou secretária é uma ótima forma de oferecer mais conforto aos seus colaboradores durante a jornada laboral. A má postura prolongada é frequentemente uma causa de mau estar, de dores e problemas de saúde, pelo que cadeiras desenhadas com os princípios da ergonomia são essenciais.
-
Opção de sentar ou ficar de pé
Se os seus colaboradores têm que estar muito tempo no mesmo sítio, por exemplo, sentados numa secretária, poderá considerar dar-lhes duas opções para que vão alternando durante o dia: estar sentados ou de pé. Para isto só tem que adicionar ao layout do escritório um par de mesas altas onde os seus colaboradores possam colocar o computador portátil, para continuarem a trabalhar enquanto alongam as costas.
-
Mesas amplas e organizadas
Ter mesas pequenas e desorganizadas faz com que haja a necessidade de colocar objetos necessários ao dia-a-dia na sua empresa – agrafadores, impressoras, resmas de papel e outros materiais de escritório – em sítios pouco práticos. Isto obrigará os seus colaboradores a fazer movimentos corporais pouco naturais e, em última instância, a entrar em esforço físico. Tente arrumar os materiais mais pesados e mais utilizados em prateleiras à altura da cintura para que seja preciso menos esforço movê-los e usá-los.
-
Jogar com a luz natural
A luz natural deve ser sempre preferida no local de trabalho, em detrimento de luz artificial. Isto porque a luz artificial pode cansar os olhos, levando a dores de cabeça, falta de concentração e pouca produtividade. Pode ainda aumentar os níveis de stress e de agitação, impedindo um fluxo de trabalho ágil. No entanto, tenha em atenção à disposição dos equipamentos eletrónicos para que não haja reflexos de luz desconfortáveis aos olhos.
-
Pausas para “esticar as pernas”
Encoraje os seus colaboradores a tirarem as suas pausas e a fazerem regularmente alongamentos, no caso de passarem todo o dia na mesma posição. São as chamadas pausas para “esticar as pernas” tal como caminhar um pouco (por exemplo, durante uma chamada telefónica) entre tarefas mais repetitivas.
-
Ecrãs e tecnologias ajustados
A forma como os computadores e portáteis, tablets e outros aparelhos estão ajustados (brilho, luminosidade, etc.) ou posicionados também têm importância na ergonomia no local de trabalho. Coloque à disposição acessórios e mobiliário que permita aos seus colaboradores ajustarem a altura do computador portátil, o brilho dos ecrãs e outros que tais, para que o dia de trabalho seja mais confortável, física e psicologicamente.
-
Carga de trabalho adequada
Sobrecarregar os seus colaboradores com trabalho e tarefas, ainda que o local de trabalho seja uma manifestação perfeita de ergonomia, irá contribuir para aumentar os níveis de stress dos que trabalham consigo, e levá-los a uma situação de esgotamento mental.
-
Tarefas repetitivas repartidas
Tente implementar um sistema de rotatividade em tarefas repetitivas para evitar a fadiga mental e física dos seus colaboradores – se for possível no seu setor e empresa. A ergonomia laboral estende-se para além do físico, sendo muitas vezes necessário aplicá-la em conjunto com a psicologia.
E porque não “mimar” aos seus colaboradores periodicamente? Um dia livre a fazer exercício em equipa, aulas de yoga num horário de almoço alargado, um vale de massagem ou algo que ajude os seus colaboradores a relaxar durante o dia, são alguns exemplos. Pode parecer demasiado avant-garde, mas a verdade é que dá resultados.
Sabe como motivar os seus colaboradores com frases de motivação?
Jasmin: ergonomia na tecnologia e produtividade no negócio
O Jasmin, software de faturação expert em gestão, permite-lhe fazer a gestão do seu negócio de forma simples, ágil e intuitiva. O Jasmin dá-lhe a liberdade para trabalhar onde e quando quiser, pois, ao ser cloud, não está limitado a uma máquina ou dispositivo. Todos os dados do seu negócio estão seguramente armazenados na cloud e acessíveis a qualquer altura.
Além disto, o Jasmin ajuda a aumentar a produtividade do seu trabalho ao eliminar tarefas morosas e repetitivas com a automação de processos.
Precisa de ver para crer? Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.