Negócios
5 dicas para ter sucesso na expansão internacional do seu negócio
por Sofia Ribeiro | 19 Dezembro, 2019
Quer internacionalizar o seu negócio, mas não sabe por onde começar? A expansão internacional de uma empresa é um processo gradual e crescente.
Sabemos que tornar a sua empresa global pode parecer uma meta difícil de alcançar. No entanto, com tantas empresas a atravessar fronteiras e a entrar em novos mercados, a expansão internacional tornou-se fundamental para garantir a sobrevivência e o crescimento do seu negócio.
Para o ajudar a começar este processo e a desenvolver a sua estratégia de internacionalização, preparamos algumas dicas:
Conheça o seu mercado-alvo
Uma das etapas mais críticas neste processo é conhecer bem o mercado no qual a sua empresa está a tentar entrar.
Cada país tem os seus próprios traços culturais. A análise destas características será muito útil para uma expansão internacional bem-sucedida e para que possa ajustar o seu produto às especificidades do país.
- Estude os requisitos legais e prepare-se atempadamente para as dificuldades que vai encontrar. Cumprir com estes requisitos é imperativo e muitas vezes complicado, dada a burocracia associada. Pondere recorrer a especialistas na matéria.
- Tenha em atenção os fusos horários e os feriados e garanta uma equipa de atendimento que fale e entenda o idioma principal.
- Desenvolva, também, uma estratégia de marketing internacional, adaptando os preços, a comunicação e a forma de distribuição.
- Aposte nas parcerias locais. Se encontrar distribuidores locais, terá aliados e uma vantagem competitiva, o que lhe abrirá portas a mais oportunidades de crescimento.
Comece por visitar a região e conhecer as pessoas envolvidas. Comunique e considere sempre as suas opiniões.
Estude a concorrência
Além de conhecer bem o mercado e identificar as oportunidades existentes, também é necessário analisar as ameaças ao processo de expansão.
Com base nessa análise, tome as medidas necessárias para preparar a sua oferta, para que seja diferenciadora e conquiste o consumidor final.
Quando estudar as empresas concorrentes, considere estas perguntas:
-
Existe alguma necessidade neste mercado que não está a ser atendida e a qual nós podemos atender?
-
Qual é a nossa vantagem competitiva sobre as outras empresas do mesmo setor?
-
Existem serviços fornecidos pelas empresas concorrentes e que nós não fornecemos? Esses serviços são mesmo necessários e também podemos passar a fornecê-los?
Foque-se num nicho de mercado
Com certeza já ouviu dizer que “se tentar agradar a todos, acaba por não agradar a ninguém”. Acredite que, além de ser válido na sua vida pessoal, este ditado também se aplica ao mundo dos negócios.
Encontrar um nicho significa restringir o seu foco. Desta forma, será muito mais fácil aperfeiçoar o seu negócio, tornar-se especialista num determinado produto ou serviço e dominar o mercado.
Contudo, muitos empresários ainda não sabem que a melhor receita para internacionalizar o seu negócio é focar-se no mercado mais adequado e recetivo ao seu produto. Cometem o erro de tentar fazer tudo e competir com todos, sem perceber que, desta forma, terão poucas hipóteses de se destacar e atrair clientes.
Os clientes de hoje têm desejos e necessidades muito específicas. Se o seu grupo-alvo for relativamente pequeno, terá a oportunidade de conhecer bem os seus clientes e ouvir as suas necessidades. Desta forma, será mais fácil melhorar a sua oferta e atender a essas necessidades.
É por isso que encontrar um segmento de mercado é tão importante para ter sucesso na expansão internacional.
Aposte na diferenciação e especialização em nichos e verá que isso vai aumentar a velocidade do processo de expansão internacional da sua empresa!
Prepare o seu produto para a expansão internacional
Quando decide internacionalizar o seu produto, a emoção inicial pode facilmente ofuscar a quantidade de esforço que é necessária. Mas, se deseja conquistar um novo mercado, adaptar o seu produto é absolutamente necessário.
Comece por refletir sobre o nome do seu produto. Por exemplo, se escolheu um nome em português, este poderá não soar bem noutras línguas.
É preciso escolher um nome forte, que soe bem no idioma local, e que seja fácil de memorizar.
Lembre-se também que, caso os seus futuros clientes falem uma língua diferente, será necessário oferecer suporte a vários idiomas e localizações. Deve ainda traduzir os websites e materiais de marketing.
E quando se trata de traduzir os conteúdos, é crucial selecionar o tradutor certo - idealmente, alguém que fale a língua nativamente e com experiência em traduções.
Além disso, adote os meios de pagamento mais comuns em cada país.
Este é um ponto crucial, porque, dependendo do país, os clientes podem utilizar moedas locais e métodos de pagamento diferentes.
Por fim, teste muito bem o seu produto!
A primeira impressão é a mais importante. É sempre melhor adiar uma data de lançamento e causar uma boa primeira impressão, do que lançar uma versão com erros e falhas.
Além de testar as traduções, devem ser verificados todos os ecrãs do seu produto, bem como todos os links e botões. Os testes de localização devem, ainda, garantir que outros fatores como formatos de data, caracteres ou moedas foram adaptados corretamente.
A expansão internacional da sua marca pode ser o passo que faltava para garantir a rentabilidade do seu negócio em Portugal e no mundo.
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