Gestão Pessoal

Gamification: a nova ferramenta no mundo empresarial

por Isabel Dias | 30 Abril, 2019

Provavelmente o conceito de gamification – por vezes adaptado para gamificação ou ludificação – não lhe será estranho. Isso é porque a gamification passou de uma ideia futurista e uma buzzword dos grandes negócios para uma realidade das empresas.

 

O que é gamification e como posso usá-la na minha PME?

 

A forma mais simples de definir gamification é: um processo para integrar mecânicas de jogo numa área já existente de forma a motivar a participação, aumentar o envolvimento e a lealdade.

 

Isto pode aplicar-se virtualmente a todas as áreas, desde o layout e design de um website à presença nas redes sociais, ao envolvimento do cliente com a marca, operações do dia-a-dia, e muito mais.

 

A Gamification introduz elementos de design de jogos em aplicações não relacionadas com jogos, tornando-as mais divertidas e apelativas. As ferramentas usadas são semelhantes às de um jogo: pontos, desafios, vitórias e conquistas, entre outros, para encorajar ações através de feedback positivo.

 

Pode realmente usar-se a gamification numa PME?

Absolutamente! Apesar de que grande parte das empresas que recorrem à gamification serem grandes empresas, esta técnica serve igualmente bem as PME e até startups.

 

Mas qual é o objetivo da gamification? Tornar o trabalho num jogo? Nada disso! O objetivo de introduzir a gamification em várias operações de um negócio é, nada mais, nada menos, que usar a psicologia que estimula a motivação dentro da esfera empresarial e ter frutos quase imediatamente.

 

Que áreas são indicadas para aplicar a gamification?

 

Esta resposta é muito ampla, porque a gamification tem tantas mais áreas de aplicação quanto maior for a criatividade do líder. Algumas das muitas aplicações são:

 

  • Programas de treino, formação e desenvolvimento pessoal de colaboradores;

  • Questionários para colaboradores e consumidores;

  • Programas de fidelidade de cliente;

  • Estudos de mercado;

  • Customer experience;

  • Compras online e seguimento pós-compra;

  • Marketing digital;

  • Gestão de projetos e equipas.

Claro que no dia-a-dia e fora do contexto empresarial a gamification já é amplamente usada em várias áreas como por exemplo jogos educativos (para crianças e adultos) sobre reciclagem, aplicações para estimular a prática de exercício físico ou alimentação saudável.

 

Quais as técnicas usadas para implementar a gamification?

 

Como já referimos, a gamification não consiste em criar jogos de aplicação ao negócio. Consiste, sim, em aplicar mecânicas e design de jogos em soluções para negócios. Assim, as seguintes mecânicas são usadas em diferentes combinações para alcançar determinados objetivos:

 

  • definição de objetivos;

  • competição com outros utilizadores;

  • colaboração com outros utilizadores;

  • medalhas (“badges”) e conquistas (“achievements”);

  • feedback rápido;

  • níveis, rankings e pontos.

 

E o impacto na produtividade?

 

Um dos pontos em que a gamification tem mais impacto é, de facto, no engagement e motivação dos colaboradores, que se traduz num aumento de produtividade.

 

Imagine-se que a sua equipa trabalha por projetos, e todos os dias há metas a atingir, relacionadas com determinado projeto.

 

Uma boa forma de implementar a gamification e assim aumentar o envolvimento dos seus colaboradores, estimular a competição saudável entre eles, a cooperação e ainda dar um empurrão à produtividade, poderia passar por criar uma app que todos instalassem no smartphone ou desktop e à qual acedessem sempre que terminassem uma tarefa.

 

Aqui há muitas possibilidades para tornar o “jogo” divertido e motivante, bem como criar recompensas aliciantes. Por exemplo, sempre que um colaborador submetesse um projeto ou realizasse uma tarefa dentro da deadline, ganharia pontos e seria classificado num ranking com outros colegas de trabalho. No final de um dado período, os pontos acumulados poderiam ser trocados por experiências, e o melhor classifcado teria direito a um bónus.

 

O importante é, antes de tudo, perceber quais os recursos que o seu negócio dispõe, e como pode aplicá-los numa estratégia de implementação de gamification. Será que o seu negócio iria beneficiar? Garantidamente que sim.

 

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