Negócios
Gestão integrada: o potencial da estratégia omnichannel
por Mariana Gomes | 24 Setembro, 2020
Já não se trata de uma questão de apostar – ou não – no negócio online. Hoje importa garantir uma gestão integrada de todas as operações e canais de venda. Comprar online, receber os produtos em casa, devolver na loja, pesquisar na loja online qual a loja física com stock disponível. Estas são as exigências do consumidor da era digital e que apenas uma gestão integrada dos vários canais de venda e comunicação consegue dar resposta.
A verdade é que hoje já não é suficiente vender. É essencial conhecer os clientes, saber os gostos e preferências, os interesses e hábitos de compra. Numa altura em que todos os indicadores apontam para um crescimento constante do e-commerce para os próximos anos, surge a necessidade das marcas se prepararem para aproveitar esta oportunidade, apostando em ferramentas essenciais para competir com a concorrência.
Integrações no e-commerce: uma experiência homogénea
Numa realidade na qual os clientes esperam que as marcas mantenham o nível de serviço e interação em todos os canais de venda e de comunicação – seja na loja física, nos marketplaces ou nas lojas online –, é essencial manter uma abordagem de vendas omnichannel que forneça uma experiência integrada. O cliente pode fazer compras online – utilizando um computador ou um telemóvel – em várias plataformas diferentes, desde marketplaces, como o Dott, ou lojas online Shopify, e a experiência será homogénea.
É esta a essência de uma gestão integrada: reduzir riscos para o negócio, evitar perdas, agilizar processos e automatizar operações.
Quais os benefícios de uma gestão integrada de e-commerce?
Registar produtos, finalizar vendas, monitorizar o stock, emitir faturas e enviar encomendas, são atividades que fazem parte do processo de gestão de e-commerce e que, à medida que as vendas aumentam, se tornam mais complexas de gerir. Por essa razão, manter todos os dados reunidos numa única plataforma é fundamental para que o negócio ganhe escala, não só em ambiente digital, mas a nível de gestão administrativa e logística.
A primeira – e mais atrativa – vantagem da integração de e-commerce com software de gestão é conseguir ter uma visão ampla de todos os aspetos do negócio num único local, facilitando a tomada de decisões. Além disso, realizar a integração oferece:
- Stock offline e online integrado, permitindo informações atualizadas sobre o stock e uma gestão de compras facilitada;
- Atualização automática das informações (como preços ou descontos) em todas as plataformas, reduzindo riscos de perda de dados;
- Redução de custos com os parceiros logísticos, através da otimização da gestão de encomendas;
- Vendas mais frequentes e sem a necessidade de aumentar o número de colaboradores para fazer a gestão de encomendas;
- Agilização do controlo de stock, melhorando significativamente a satisfação dos consumidores com a experiência de compra;
- Automatização de processos: minimiza erro humano – sujeito em todas as tarefas manuais – e elimina tarefas duplicadas;
Fazer menos com mais: a integração é uma forma de garantir que todo o processo de registo de produtos, gestão de encomendas e devoluções ou monitorização de stock ocorra num único local e de uma única vez. Isso representa um grande ganho de tempo e agilidade na gestão do negócio.
Gestão integrada: mais vendas e melhores resultados
A integração no e-commerce têm um grande e principal objetivo: promover um denominador comum para a transmissão de informações de diferentes sistemas. Esta gestão integrada do negócio permite “traduzir” os dados de diversas fontes e possibilitar a sua comunicação de forma automática entre duas fontes diferentes.
A utilização de sistemas integrados é essencial para tornar o processo de venda simples e prático, proporcionar a melhor experiência possível ao consumidor e, consequentemente, aumentar as hipóteses da compra ser concluída.
Integre todas as plataformas de venda com o software de gestão
Nos negócios já estabelecidos offline é comum existir um software de gestão, no qual todas as operações referentes à gestão da empresa são geridas. Quando a marca é lançada no meio online, e para redução da intervenção humana, é importante garantir um processo totalmente integrado: desde a atualização de stock e preços, a gestão de encomendas ou faturação.
A apostar numa gestão omnichannel do seu negócio de e-commerce, integrando as várias plataformas com um software de gestão, está a otimizar toda a gestão administrativa e logística. E o Jasmin é um software de gestão que torna a faturação, a gestão logística e o controlo comercial mais simples e ágil.
Quer esteja a vender em marketplaces, como o Dott, ou na sua loja online Shopify, é possível fazer uma gestão totalmente integrada de todas as tarefas administrativas. Brevemente estarão disponíveis vários conectores com plataformas de e-commerce para que possa aumentar a rentabilidade do seu negócio. Com esta nova versão, pode:
- Controlar as encomendas e devoluções, provenientes das várias plataformas de e-commerce, num só lugar.
- Fazer a gestão de pedidos, devoluções e do inventário disponível para cada canal de venda, de forma centralizada.
- Realizar a gestão e atualização do portfólio de artigos das diferentes plataformas de e-commerce, num único backoffice.
- Fazer a gestão e a atualização de preços, campanhas de desconto e artigos em promoção, sem esforço e num só backoffice.
- Integrar as encomendas da sua loja online e dos marketplaces onde está presente e faturar automaticamente.
Conheça os vários conectores que temos disponíveis com plataformas de e-commerce. Simplifique a gestão das vendas online e aumente a rentabilidade do seu negócio.