Negócios
Hotelaria: 5 formas de aumentar a Eficiência e a Sustentabilidade
por Mariana Gomes | 21 Maio, 2020
Cada vez mais os consumidores procuram opções que vão ao encontro dos seus valores. No setor da hotelaria não é diferente. Os hotéis que apostam em soluções sustentáveis estão a aumentar significativamente a sua proposta de valor e, como consequência, a eficiência na gestão do negócio.
Por um lado, a hotelaria envolve uma gestão global, desde a área administrativa, comercial e operacional, até aos serviços e atendimento. Quando os objetivos são atingidos, os resultados refletem-se na satisfação dos clientes e na eficiência do negócio.
Um passo importante para atingir este objetivo é o investimento em formas de inovação capazes de suportar práticas de sustentabilidade. Com isto, é possível aumentar a competitividade, desenvolvendo estratégias para atuar de acordo com o novo modelo sustentável.
No fundo, a sustentabilidade empresarial reflete a capacidade do hotel gerir a sua atividade, criando valor a longo prazo e benefícios sociais e ambientais para os clientes.
Hotelaria: como aliar eficiência à sustentabilidade?
Numa perspetiva de desenvolvimento sustentável de negócio, o setor da hotelaria enfrenta o grande desafio de responder ao impacto ambiental, económico, social e cultural: os grandes eixos que influenciam a transformação de um hotel mais sustentável.
A eficiência do negócio aumenta com a aposta na sustentabilidade e o mesmo se reflete no contrário. Ou seja, com uma pegada ecológica menor e uma relação custo-eficiência melhor, o hotel gera mais lucro com soluções mais eficazes de gestão.
Este sentido de responsabilidade social dos hotéis atrai cada vez mais os consumidores. A maioria dos hotéis já adotam medidas rotineiras, como o controlo do consumo de água e de energia. Mas, neste artigo, explorámos algumas sugestões para adotar soluções de gestão mais eficientes e tornar o seu hotel mais sustentável.
5 formas de aumentar a eficiência e a sustentabilidade na hotelaria
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Encontre as ferramentas (tecnológicas) ideais para o seu negócio
O objetivo é simples: garantir a satisfação do cliente desde a receção até à hora de saída. Proporcionar uma boa experiência envolve a aposta na modernização e inovação tecnológica, especialmente no contexto atual de digitalização global.
Para isso, é fundamental utilizar ferramentas de qualidade como auxílio à gestão hoteleira. Já existem no mercado soluções de software de gestão que otimizam o tempo e os recursos em todos os processos do negócio, automatizando tarefas e reduzindo o risco de erro humano e aumentando a produtividade dos colaboradores. Opte por soluções globais que lhe oferecem uma visão sobre o fluxo de caixa, mas também sobre o estado do inventário do hotel.
Por outro lado, numa perspetiva de sustentabilidade, é importante adotar práticas que vão ao encontro da inovação. Por exemplo, optar pela redução do consumo de papel. Com acesso a software de gestão, as faturas e todos os documentos envolvidos na gestão da hotelaria, deixam de existir. O software representa uma solução muito mais ecológica e segura em termos de armazenamento.
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Garanta um controlo financeiro eficiente
Esta é a primeira regra para uma gestão e crescimento saudável do negócio. E ter um negócio sustentável não significa apenas apostar em formas de melhorar o ambiente. Esta noção tem evoluído e, atualmente, ter uma saúde financeira saudável significa ter um negócio sustentável.
O que pode acontecer, em alguns casos, é os gestores não estarem a par de todas as despesas, não possuindo um controlo eficiente do fluxo de caixa, o que acaba por comprometer a rentabilidade do negócio. Tal como mencionado no ponto anterior, apostar num software de gestão hoteleira é a solução mais eficaz para um controlo mais ágil da situação financeira.
Com esta visão global, torna-se possível desenvolver estratégias assertivas para controlar gastos e diminuir despesas. Assim, para otimizar a situação financeira, pode adotar outras práticas sustentáveis de gestão interna, como a redução do consumo de água ou a diminuição dos gastos de eletricidade.
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Invista em estrutura, serviços e produtos de qualidade e ofereça mais valor
A estrutura do hotel e os serviços oferecidos são um aspeto diferenciador de negócio. Esta estratégia exige, no entanto, planeamento e investimento.
A aposta em pormenores e detalhes, desde o imobiliário até aos espaços exteriores e serviços prestados é essencial. Por exemplo, ofereça algo que o distinga da concorrência e torne o seu negócio mais sustentável. Esta oferta pode ser a aposta em produtos da época e locais. Ao oferecer uma carta com produtos locais e da época está, não só, a minimizar a pegada ecológica proveniente do transporte de produtos do exterior, como a distinguir-se da oferta da concorrência.
Ao mesmo tempo, pode optar por substituir os produtos descartáveis utilizados por hóspedes (como copos e talheres de plástico dos quartos ou garrafas de água). A opção pode passar pela aposta em embalagens de vidro ou materiais laváveis, reduzindo, assim, o lixo no hotel.
Além disso, tenha sempre em atenção as condições dos equipamentos e das instalações para que possa resolver possíveis problemas antes que o cliente sinta necessidade de fazer uma reclamação.
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Faça do marketing o seu maior aliado
A sustentabilidade chegou para inovar em todas as áreas, inclusivamente, no marketing. Comunicar as ações sustentáveis é indispensável. Lembre-se que os clientes dão cada vez mais valor a empresas que apostam a responsabilidade social!
Assim, utilizar estratégias de comunicação para divulgar as ações positivas de desenvolvimento sustentável do hotel valoriza o produto e o serviço. Paralelamente, potencia uma vantagem num mercado competitivo como o atual.
Além disso, no seguimento da comunicação empresarial, é importante que o hotel invista em canais de atração digitais. Isto envolve um site, um blog ou, por exemplo, as redes sociais. As redes sociais são importantes meios de contacto com os hóspedes, divulgação de serviços e novidades.
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Tenha em atenção o feedback dos hóspedes
Ouvir o que os clientes têm a dizer sobre o negócio, além de impulsionar melhorias, faz com que o hóspede sinta que a sua opinião é relevante. O feedback tem o importante papel de fortalecer o relacionamento com o cliente, podendo contribuir para a sua fidelização.
Por outro lado, outros potenciais clientes, tendo acesso a críticas e opiniões de pessoas que já experienciaram o hotel, tendem a aumentar a sua confiança nos serviços. Assim, analisando as reviews e avaliações dos seus clientes, ganha a oportunidade de melhorar cada aspeto do negócio.
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