Tecnologia
RPA: ameaça ou oportunidade para o mundo dos negócios?
por Mariana Gomes | 25 Fevereiro, 2020
Robotic Process Automation, ou RPA, é uma tecnologia disruptiva que permite configurar software ou robôs especializados na interpretação e execução das atividades mais rotineiras do ser humano. Esta tecnologia conduz a um aumento da produtividade e otimização de processos, automatizando operações de um negócio com a redução da intervenção humana. O RPA é, assim, capaz de reproduzir ações humanas, integrando-as em sistemas digitais.
O RPA é implementável em diferentes departamentos e áreas dentro de uma empresa, sendo capaz de mudar drasticamente o seu funcionamento. Neste sentido, a solução é desenvolvida com o intuito de eliminar o tempo perdido em tarefas repetitivas e reduzir erros nos processos. No fundo, o RPA é formado por um sistema de automatização que replica as atividades de um profissional.
Assim, a empresa tem a oportunidade de eliminar a sobrecarga dos colaboradores e reduzir a quantidade de tarefas que necessitam ser realizadas frequentemente.
Como funciona o Robotic Process Automation (RPA)?
O RPA utiliza robôs, ou seja, soluções de software comandados por códigos de computador capazes de executar ações programadas e de aprender novas funções. Estes robôs são capazes de imitar quase a totalidade das ações do ser humano como, por exemplo:
- Entrar em aplicações móveis, fazendo o Login;
- Mover arquivos e pastas;
- Copiar e colar dados;
- Preencher formulários;
- Conexão com multissistemas;
- Extrair dados de documentos;
- Leitura e escrita para bases de dados;
- Respostas automáticas a emails;
- Realização de cálculos;
- Recolha de dados da web;
- Recolha de estatísticas de redes sociais.
Os robôs RPA utilizam a interface do utilizador para recolher dados e manipular aplicações, assim como os humanos. Eles interpretam, respondem e comunicam com outros sistemas para executarem diversas tarefas repetitivas.
Contudo, o objetivo do RPA não é substituir os sistemas de informação, mas sim melhorá-los. A grande vantagem desta tecnologia é a possibilidade de adaptar o software a situações de mudança. Isto permite ao robô iniciar novas ações e comunicar de forma automática.
No fundo, o RPA oferece às empresas o benefício de ter processos de negócio, não só mais económicos, mas também mais eficientes. No entanto, as empresas têm de garantir uma compreensão clara de como adotar esta tecnologia, para que tirem o maior proveito dela.
Quais as vantagens da utilização do RPA?
Além de executar processos rotineiros, um dos maiores benefícios do RPA para os negócios é o facto de oferecer maior eficiência e eliminar a margem de erro, permitindo reduzir custos operacionais.
A seguir, apresentamos algumas das principais vantagens da utilização de tecnologia RPA:
-
Maior precisão
Com a automatização de tarefas manuais, o risco de ocorrência de erros diminui. Isto acontece, porque o risco de erro humano é mais elevado, especialmente quando as tarefas são repetitivas e morosas.
-
Otimização de processos
Estas tarefas mais repetitivas, executadas pelo RPA, resultam numa otimização de processos. Por exemplo, o preenchimento de formulários, recolha de dados ou estatísticas, respostas automáticas ou atendimento ao cliente. Vários utilizadores entram em contacto com contact centres e, com a utilização de tecnologia RPA, as interações tornam-se mais simples e rápidas, automatizando o atendimento e tornando-o mais eficiente.
Nesse sentido, a utilização do RPA otimiza e simplifica processos.
-
Colaboradores mais produtivos
Ao mesmo tempo que automatiza tarefas, o RPA alivia o trabalho dos colaboradores, otimizando tempo e recursos. A consequência de processos simplificados é o desenvolvimento de uma rotina mais eficiente e colaboradores mais ativos.
Quanto menor for a quantidade de processos administrativos com os quais os colaboradores têm de se preocupar, mais tempo terão para se concentrar em tarefas mais complexas com maior valor para o negócio.
Tecnologia em ascensão
De acordo com a Gartner, a tecnologia RPA está a crescer rapidamente: cerca de 20% a 30% a cada trimestre. Como tal, é fundamental entender a importância desta tecnologia para as empresas e, consequentemente, para o potenciar o seu crescimento. Assim, os negócios têm de perceber como adotar e utilizar esta tecnologia processo de transformação digital que estão a vivenciar.
Na vanguarda da tecnologia com o Jasmin Software
A tecnologia é uma das melhores formas de otimizar e simplificar processos rotineiros e morosos. No que respeita a gestão de negócios, um dos primeiros passos a dar é a adoção de uma solução de gestão.
De forma a responder aos desafios digitais atuais, o Jasmin foi desenvolvido para simplificar a gestão diária do seu negócio.
O Jasmin é um software de faturação expert em gestão que se destaca pela automatização de processos, previsão de resultados e inteligência de negócio.
Esta solução recorre a um conjunto de mecanismos de Big Data e Machine Learning que aumentam a produtividade na execução de ações administrativas.
Além de oferecer um conjunto de indicadores de desempenho, tem poder preditivo, que torna o software um verdadeiro aliado na tomada de decisões.
O Jasmin Software é 100% cloud e certificado pela Autoridade Tributária. Experimente o Jasmin Express e comece a gestão do seu negócio de forma gratuita.