
Negócios
SEPA: o que significa para si
por Isabel Dias | 4 Julho, 2018

A era digital impulsiona a globalização dos negócios, especialmente das PMEs e startups mas, por vezes, a legislação não acompanha, e os negócios encontram entraves e dificuldades. A boa notícia é que, desde 2014, uma iniciativa da UE veio facilitar as transações eletrónicas na europa, oferecendo vantagens a consumidores e empresas.
SEPA: o que é, onde vigora e quais as vantagens
A SEPA, acrónimo de Single Euro Payment Area, ou Área Única de Pagamentos em Euros, é uma iniciativa de integração de pagamentos da UE, que visa harmonizar as transferências eletrónicas em euros na Europa. Foi posta em prática em 2008, e consolidada em 2014, sendo que até ao ano passado foram incluídos regulamentos, exceções e legislação adicional.
Os objetivos
O objetivo da SEPA é melhorar a eficiência dos pagamentos internacionais, e tornar os mercados nacionais e fragmentados num só, unificado.
Na zona euro é fácil fazer negócios e compras transfronteiriças, já que a moeda é única. No entanto, até há pouco tempo, os pagamentos eletrónicos representavam uma dificuldade, acarretando custos acrescidos, taxas, e tempos francamente longos. Este projeto, SEPA, veio então eliminar estas dificuldades e tornar as transações eletrónicas – transferências, débitos diretos, e pagamentos usando cartões de crédito e débito – tão simples como no país de origem.
O projeto SEPA, que inclui o desenvolvimento de instrumentos, padrões e procedimentos financeiros comuns, visa reduzir o custo total da movimentação de capital na economia Europeia – que se estima entre 2% e 3% do PIB.
Países abrangidos
A iniciativa SEPA abrange 34 países:
-
Os 28 estados-membros da EU – 19 da Zona Euro e 9 fora da Zona Euro;
-
Os 3 países fora da EU mas dentro do Espaço Schengen (Noruega, Islândia, Liechtenstein);
-
Suíça, Mónaco e San Marino.
As vantagens para os consumidores
Os consumidores beneficiam da simplicidade, conveniência e rentabilidade da SEPA, podendo depender de uma conta bancária e um cartão para fazer pagamentos em qualquer um dos países europeus. Isto torna as compras muito mais fáceis, cómodas e seguras.
Também se conta com mudanças no que respeita a débitos diretos – estes são agora executados segundo o modelo da SEPA. Ou seja, a Autorização de Débito em Conta tem de ser concedida à empresa que presta os serviços e não, como antes, ao banco.
As vantagens para o seu negócio
As empresas ganham oportunidades de negócio e acesso ao mercado Europeu. Eliminando os entraves e padronizando os pagamentos em euros, a SEPA vem permitir às empresas poupar tempo e dinheiro, nomeadamente:
-
Transferências de crédito simples: fazer e receber pagamentos tem, na área abrangida pela SEPA, o mesmo custo e duração que as transferências nacionais;
-
Uso imediato dos pagamentos recebidos: os pagamentos estarão imediatamente disponíveis na conta bancária, assim que recebidos.
-
Crédito da totalidade do valor: não há deduções ao valor transferido, sendo recebido na totalidade.
-
Agilização das cobranças via débito direto: estes são independentes dos bancos onde os consumidores tenham conta.
Saiba mais sobre taxas de câmbio, e como afetam os negócios.
Jasmin: aliado na expansão do seu negócio
O Jasmin, software expert em gestão, vai mais além de um software de faturação. Assume-se como um software de gestão completo e que lhe permite planear e criar estratégias, com base em índices de desempenho e inteligência preditiva.
As cobranças regulares deixam de ser uma dor de cabeça, já que o Jasmin lhe permite cobrança por débito direto com poucos cliques, com respetiva emissão do ficheiro SEPA, consulta dos pendentes e emissão de recibos. A gestão torna-se fácil com as ferramentas adequadas, que lhe permitem otimizar os recursos e garantir cobranças mais rápidas, seguras e automáticas.
Mas, não só de faturação se trata o Jasmin. É um aliado de negócio na internacionalização: oferece faturação multimoeda, cumprindo sempre com a legislação e fiscalidade ao ser certificado pela AT.
Experimente já o Jasmin Express, e veja por si! 100% cloud, certificado e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.
Mais artigos


A importância de uma loja online no Facebook para os negócios
por Isabel Dias - há 7 anos
Customer experience: o que é e como a monetizar
por Isabel Dias - há 7 anos
Dicas para melhorar o seu negócio online
por Isabel Dias - há 7 anos
Saiba como criar uma marca de sucesso
por Isabel Dias - há 7 anos
Negócios de sucesso: tendências para 2018
por Isabel Dias - há 7 anos