Negócios
Turismo Rural: como ultrapassar obstáculos e melhorar resultados?
por Mariana Gomes | 9 Abril, 2020
Estavamos em 2011 quando as medidas de austeridade introduzidas travaram o crescimento económico em Portugal. Mas três anos depois, o país viu a economia a recuperar passo a passo. E o setor turitico, desde o turismo rural ao turismo cultural, sofreu o "boom" que impulsinou a garantia do seu próprio futuro e o futuro do país como um todo.
Portugal deixou de ser um tema frequente de headlines lamentáveis na imprensa financeira e passou a ser um destino turístico de eleição, com número recorde de dormidas, visitantes e receitas. Hoje, é o maior setor da economia. Em 2019, o país recebeu quase 27 milhões de hóspedes. E o Turismo Rural é um dos negócios que tem levado os empreendedores a investir em projetos diferenciadores.
Esta diferenciação é a chave para competir num mercado com cada vez mais oferta. Contudo, comum a todas as áreas hoteleiras, existem obstáculos e desafios que todos os gestores têm de enfrentar. Em Portugal, o desafio frequente é responder à pouca procura na época baixa. Mas atualmente, a grande adversidade é outra: o surto de COVID-19 que parou o mundo e afetou, essencialmente, o setor do turismo.
E num setor que sofre oscilações resultantes de períodos menos concorridos, é importante saber o que pode fazer para manter os melhores resultados!
Turismo Rural: o crescimento desta tendência turística
O turismo rural surge como uma alternativa ao turismo de massas. Destinado a captar segmentos específicos da procura turística, o Turismo Rural é uma forma de atividade que oferece benefícios sociais e económicos à sociedade.
Quais são os benefícios do Turismo Rural?
- Criação postos de trabalho: o turismo em áreas rurais cria emprego para moradores de zonas remotas;
- Valorização dos produtos e serviços locais;
- É um incentivo à conservação dos recursos naturais;
- Impulsiona a preservação de tradições e costumes: artesanato, festas tradicionais, arquitetura ou outras práticas culturais;
- Permite a partilha de culturas;
Apesar de todos os benefícios que resultam do Turismo Rural, além da exponencial procura, a preocupação com a sazonalidade e outras adversidades comuns a todas as épocas do ano persiste.
Por isso, mais do que nunca, é importante garantir a sustentabilidade do negócio!
Turismo Rural: desafiar os obstáculos e melhorar resultados
O turismo é conhecido como uma das indústrias de crescimento mais rápido do mundo, mas não fica imune às adversidades comuns dos negócios. Portanto, de forma a controlar e minimizar os impactos negativos, é necessário encontrar estratégias e ações que otimizem os serviços deste setor, garantam o sucesso do negócio e o diferenciem da concorrência.
Ofereça serviços extra e especiais
Acrescente valor com ofertas especiais. Disponibilize aos seus hóspedes serviços que a concorrência não oferece. Criar pacotes para ocasiões especiais, que podem incluir estadias ou ofertas em restaurante, de modo a incentivar estadias mais longas, pode ser uma excelente opção.
São os serviços diferenciadores que levam o cliente a fazer a reserva. Ofereça o pequeno-almoço, um cabaz com produtos locais, transfers grátis ou descontos para próximas estadias fora da época alta.
Mantenha sempre o seu hotel atualizado, atendendo às novidades do mercado, e acrescente valor ao seu serviço.
Ofereça descontos
No seguimento de ofertas especiais, oferecer descontos aos clientes é uma ótima estratégia para aumentar a ocupação. Promover descontos, nomeadamente em estadias prolongadas, é uma forma de ter preços competitivos.
De nada adianta promover estratégias se os preços que pratica estão muito acima da concorrência. Nesta perspetiva, é essencial ter um bom plano financeiro estruturado para que consiga margem para criar descontos em época baixa sem sair prejudicado.
Convide influenciadores e bloggers
É evidente que, atualmente, os influenciadores digitais têm o poder de moldar a opinião pública. Apostar nestas personalidades, escolhidas de acordo com o público que quer atingir, é a melhor forma de ganhar exposição.
Por isso, ofereça estadias a influenciadores digitais e veja o número de reservas a aumentar!
Reveja os preços nas épocas menos concorridas
Esta é uma medida que, provavelmente, já é aplicada. Mas é também uma das mais importantes. Implemente preços de acordo com a época do ano. As quebras de procuram exigem baixa de preços.
Combine o preço do quarto com outros fatores que podem influenciar a oscilação de preço, como o número de hóspedes ou os requisitos complementares, como a inclusão de pequeno-almoço ou refeições.
Invista no marketing digital
Promover a sua empresa com recurso a estratégias de Marketing Digital é o primeiro passo para o sucesso em qualquer época do ano.
Por isso, invista em campanhas digitais e em conteúdos que acrescentem valor. E não se esqueça das redes sociais!
Crie e atinja a sua base de clientes ideais
Conquistar novos clientes e aumentar as vendas é o objetivo de qualquer gestor de negócio. Ter definido o perfil do cliente ideal é o primeiro passo para alcançar essa meta. Este perfil representa o cliente com os comportamentos mais comuns do seu cliente ideal – o cliente que apresenta uma maior probabilidade de encontrar valor no seu produto.
Para isso, invista em estratégias e aposte numa abordagem que ofereça maiores oportunidades de atrair clientes. Aproveite a época baixa para pensar em ações direcionadas a um target específico.
Prepare-se para situações adversas e inesperadas
A época baixa é um período crítico para os gestores de negócios de Turismo Rural, mas condicionantes como o recente surto de COVID-19, que afetou drasticamente este setor, devem ser considerados.
Esta pandemia chegou sem aviso e os negócios não estavam preparados para o seu impacto. Mas nem tudo é mau. Como resposta a esta pandemia, o Turismo de Portugal lançou um conjunto de medidas para minimizar o impacto da redução da procura na atividade turística. Esse apoio inclui uma linha de apoio financeiro de 60 milhões de euros para microempresas.
É disponibilizada, também, uma equipa de apoio técnico às empresas e o reembolso de apoios financeiros concedidos pelo Turismo de Portugal foi suspenso.
Aposte em ferramentas de gestão para o seu negócio
Gerir um negócio no setor do turismo não é simples. Especialmente quando o mercado é inconstante, dependendo as épocas do ano. Recorrer às ferramentas ideais para responder a esta carência é fundamental para manter o negócio saudável.
E o Jasmin é um software de gestão cloud que lhe garante o controlo total do negócio. Com esta solução é possível acompanhar os resultados em tempo real e poupar tempo nos processos administrativos do seu negócio, garantindo maior flexibilidade no controlo de todas as operações.
Cada vez mais, os gestores apostam na mobilidade. E nada melhor do que poder contar com um parceiro de negócio que lhe garante a flexibilidade que precisa.
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