Fiscalidade e Contabilidade
Valor de uma empresa: sabe calcular o valor da sua empresa?
por Isabel Dias | 17 Julho, 2019
Se está à procura de vender ou comprar uma empresa, deve conhecer o seu valor. No artigo de hoje vamos partilhar 4 métodos para poder determinar o valor de uma empresa, que incluem aspetos como o potencial do negócio ou o seu estado financeiro.
Avaliar o valor de uma empresa não é tão linear e objetivo quanto parece. O mesmo depende de várias questões que podem resultar em valores completamente díspares. Além disso, a expectativa que tem sobre o valor de uma empresa pode ficar bastante distante da realidade. Por vezes, um negócio que pensa ter um investimento mais reduzido, na verdade vale muito mais, e vice-versa, daí ser importante possuir um profundo conhecimento do setor e do mercado.
Porém, existem alguns métodos que o ajudam a aproximar-se do valor mais real. Selecionamos 4:
Métodos para calcular o valor de uma empresa
1. Método Comparativo
Como o nome indica, este método para calcular o valor de uma empresa (não cotada em bolsa) passa por compará-la a outra empresa semelhante, como por exemplo, a concorrência. Através da média setorial consegue-se encontrar um valor aproximado para a empresa.
O risco de ficar aquém do valor real é elevado, uma vez que é impossível encontrar uma empresa 100% idêntica (como mesmo número de funcionários, como mesmo volume de vendas e de stock, etc.) e analisar todos os parâmetros em detalhe.
2. Avaliação dos ativos
Outro modo para calcular o valor de uma empresa é através da avaliação dos ativos da mesma, ou seja, qual é o valor dos seus ativos caso a empresa deixasse de trabalhar naquele momento.
Neste cálculo deve incluir desde as máquinas, edifícios, carros, equipamentos, produtos, capital e, também, os valores em dívida e os compromissos financeiros. As receitas futuras não são consideradas.
3. Método do cash-flow descontado
O método do fluxo de caixa descontado permite chegar ao valor de uma empresa através da análise da capacidade financeira do negócio para gerar rendimento nos próximos 5 anos.
Para isso, é necessário obter uma estatística das receitas, dos custos da empresa e da carteira de clientes para um determinado período. Desse resultado, é subtraída uma percentagem que corresponde ao custo para colocar no presente, valores só possíveis de alcançar no futuro. Desta forma, consegue alcançar uma previsão do montante financeiro que a empresa deve gerar a médio/longo prazo, avaliando o quanto vale isso atualmente.
Este é um dos métodos mais importantes e utilizados, pois representa uma maior fiabilidade quanto ao potencial do investimento.
4. Performance do futuro
Este método para determinar o valor de uma empresa foca-se no desempenho futuro da empresa com um novo comprador. Este desempenho depende da condição atual em que o negócio se encontra e da capacidade de gestão do novo comprador, ou seja, daquilo pode e se compromete a fazer com o mesmo. Assim sendo, o valor final da empresa depende do comprador e das suas expectativas.
Como é que o Jasmin pode ajudá-lo a determinar o valor de uma empresa?
O Jasmin é um software de faturação expert em gestão, que reúne uma série de características que facilitam o dia-a-dia de qualquer gestor. É cloud, multiutilizador, multimoeda e integra com as principais aplicações do mercad. Além disso, tem inteligência e poder preditivo, que o ajuda na tomada de decisões.
Se quer chegar mais facilmente ao valor de uma empresa, no Jasmin encontrar as informações que precisa para fazer todas as contas que precisa, de forma ágil e simples. Com este software consegue obter de forma muito autónoma e rápida dados importantes de um negócio, como volume de faturação, informação sobre fornecedores e clientes, gerir encomendas, entradas e saídas de stock, controlar margem de lucro, contas correntes e pendentes, em qualquer lugar e a qualquer hora, sem erros nem surpresas!
Ainda não conhece? De que está à espera? Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito!