O que é a Demonstração de Resultados no Jasmin?
Jasmin Software - 20 Maio, 2021 - 5 minutosNo Jasmin, a demonstração de resultados apresenta de forma simples e rápida os gastos e proveitos da sua organização, sendo uma forma de prever futuras despesas e também definir estratégias de investimento. Neste sentido, esta demonstração não corresponde à demonstração de resultados do modelo oficial a entregar às Autoridades Tributárias, sendo essa responsabilidade do seu contabilista.
Diferenças entre conceitos
Uma das diferenças entre a demonstração dos resultados do Jasmin e a do modelo oficial é o facto de existirem várias rúbricas que não estão visíveis, por exemplo: as compras. Quando efetua uma compra, o respetivo valor não irá ser apresentado na demonstração de resultados, uma vez que a compra não é um gasto (embora necessite de disponibilidade financeira).
Do ponto de vista contabilístico, o valor das compras (stock) representa gastos efetivos no momento da venda. Por isso, a configuração sugerida é que o gasto com a mercadoria seja apenas refletido no momento da venda. Assim, quando consultar a demonstração de resultados no Jasmin irá perceber se está a ter lucro ou prejuízo com a sua atividade diária e/ou se o valor das vendas está a dar resposta aos custos inerentes à atividade.
Apresentação do valor da compra/venda
A forma de como e quando é apresentado o valor da compra/venda de um determinado artigo pode ser parametrizado artigo a artigo:
Artigos que não movimentem inventário
Cenário: Quero que apareça na demostração de resultados o movimento da compra como “gasto” quando efetuo a compra.
1. Configuração: No artigo em causa, no separador Compras deve colocar como Conta de Gastos por exemplo a conta “61111 – Gastos com mercadorias”, em vez da conta sugerida “32011 – Compras de Mercadorias” (ver imagem).
2. Funcionamento:
- Na compra do artigo, será efetuado um lançamento na conta 61111 pelo valor indicado na compra (esta movimentação ficará logo refletida na demonstração de resultados);
- No momento da venda, será lançado o valor referente à venda na conta “71111 – Vendas de Mercadorias”.
3. Resultado:
- Como não existe custo de inventário, não será efetuado qualquer lançamento adicional, mas só neste momento é que será refletida na demonstração de resultados o valor da venda e o respetivo valor de gastos com mercadorias do artigo em causa;
- Se o período entre a compra e venda ou a venda da totalidade do stock comprado inicialmente for demasiado extenso, a visão refletida na demostração de resultados, embora certa do ponto de vista de conta corrente, fica distorcida ou ambígua. Ou seja, durante esse espaço temporal não conseguirá perceber se está a ter (ou não) lucro operacional, sabendo apenas que teve um gasto inicial e que ainda não vendeu o suficiente para o suprir. Pode estar a ter lucro operacional, mas o seu negócio estará sempre no vermelho ou pode estar a ter gastos extra que ficam um pouco disfarçados pelo valor total e que só mais tarde conseguirá verificar se deveria ter reagido antes.
Artigos que movimentem inventário
Cenário: Quero que no momento da venda seja lançado o custo relativo a gastos com mercadorias.
1. Configuração: Para o artigo em causa, deve utilizar as contas sugeridas e ativar o separador Inventário no momento da criação do artigo ou antes da sua movimentação (de preferência antes da compra).
2. Funcionamento:
- Na compra do artigo, será efetuado um lançamento na conta de compras (será sugerida a conta 32011 – Compras de Mercadorias). Esta movimentação não aparece refletida na demonstração de resultados, mas poderá verificar os seus lançamentos no extrato de movimentos da conta;
- No momento da venda, será lançado o valor referente à venda na conta “71111 – Vendas de Mercadorias” e efetuado um lançamento adicional na conta de Gastos associada a esta conta (será sugerida a “conta 61111 – Gastos com mercadorias”).
3. Resultado: Se aceder à demonstração de resultados, pode confirmar que ambos (o valor de venda e o respetivo valor de gastos com mercadorias do artigo) estarão refletidos.