Como gerir as suas faturas no Jasmin?

Jasmin Software - 10 Julho, 2019 - 3 minutos

Gerir as faturas é uma das principais tarefas em qualquer negócio. Além das obrigações fiscais, a emissão de faturas está dependente do tipo de atividade, de operação e dos valores envolvidos.

 

Emissão de faturas

No Jasmin, é possível emitir três tipos de fatura – Fatura, Fatura simplificada e Fatura Recibo, de acordo com os requisitos de cada venda. Se possuir clientes intracomunitários ou de mercado externo, poderá registar as faturas numa moeda estrangeira, mas deve efetuar um conjunto de configurações importantes para a correta emissão deste tipo de fatura.

 

Caso comercialize bens e serviços ou possui clientes, fornecedores e/ou outras entidades isentos de IVA, deve obrigatoriamente indicar o motivo de isenção para que este seja apresentado na respetiva fatura.

Se aplicável, é ainda possível emitir faturas de adiantamentos recebidos antes da transmissão de bens ou da prestação de serviços encomendados. Este tipo de fatura é obrigatório sempre que receber um adiantamento de uma encomenda.

 

Entrega de mercadoria não vendida

O Jasmin suporta ainda um conjunto significativo de opções que o ajudam a tratar todos os cenários específicos de faturação, nomeadamente, o processo de consignação e a emissão de documentos de conferência.

 

Quando a mercadoria ainda não foi vendida mas está em circulação, deve emitir uma guia de consignação e, após a venda, a respetiva fatura de consignação sem IVA e com o motivo de isenção M99. Não se esqueça que deve comunicar esta fatura até 5 dias úteis a contar do momento do envio das mercadorias à consignação.

Além da consignação, pode criar documentos de conferência assinados para impedir que a entrega a terceiros de documentos possa ser confundida com documentos de conferência.

 

Emissão de recibos

O fluxo normal de faturação termina com a emissão do recibo. Neste sentido, pode emitir uma fatura-recibo caso a venda seja a pronto pagamento, bem como criar recibos de cliente diretamente na fatura. No caso das faturas-recibo, deve ainda configurar as retenções para que este seja indicada nos documentos emitidos e, assim, cumprir com as obrigações legais.

  • Este artigo foi útil?
  • sim     não