Como configurar as cópias de segurança do dispositivo?

Jasmin Software - 4 Novembro, 2021 - 3 minutos

Efetuar uma cópia de segurança dos dados é uma operação importante para o bom funcionamento dos seus dispositivos. Além de ser uma medida preventiva, permite recuperar informações em caso de problemas acidentais ou corrupção dos dados. 

 

No Jasmin POS, é possível configurar as cópias de segurança através das seguintes opções:

 
1. Configurar alertas

É possível configurar os alertas das cópias de segurança para determinar quando e a quem aparecem, ou seja, em Sistema | Cópias de Segurança | Configurar pode definir:

  • a que tipo de operadores os alertas devem ser apresentados;
  • a periodicidade dos alertas. 

De salientar que o período de alerta é iniciado a partir da data da última cópia de segurança e não da data da última visualização do alerta. Tal significa que, após o período definido, os alertas irão ser sempre apresentados até efetuar uma nova cópia de segurança.

 
2. Consultar histórico

O Administrador pode a qualquer momento consultar o histórico das cópias de segurança e reposições de dados realizadas, bem como o nome do operador e a data em que foram efetuadas em Sistema | Cópias de Segurança | Consultar histórico.

 

3. Efetuar uma cópia de segurança do sistema

Para efetuar uma cópia de segurança do sistema, siga os seguintes passos:

  1. Insira um disco externo USB numa das portas do equipamento ou escolha a diretoria onde pretende criar a cópia de segurança (apenas na versão Windows);
  2. Aceda a Sistema | Cópias de Segurança | Exportar dados;
  3. Escolha o disco a utilizar para a exportação;
  4. Valide o nome do ficheiro sugerido automaticamente;
    Nota: Não pode remover a extensão “.bck”;
  5. Selecione os dados que pretende exportar ou ative a opção Incluir Tudo;
  6. Confirme a operação.

No final da exportação, será apresentada uma mensagem a indicar o sucesso da operação.

Nota: A exportação não inclui os dados inseridos posteriormente. 

 

4. Repor cópias de segurança

Para efetuar uma reposição de dados a partir de uma cópia de segurança, siga os seguintes passos:

  1. Insira o disco externo USB que contém a cópia de segurança numa das portas do equipamento ou escolha a diretoria em que se encontra a cópia de segurança (apenas na versão Windows);
  2. Aceda a Sistema | Cópias de Segurança | Importar dados;
  3. Selecione o tipo de importação que pretende fazer;
  4. Confirme a operação.

No final da importação, será apresentada uma mensagem a indicar o sucesso da operação. De salientar que o processo de importação elimina os dados existentes no sistema. 

  • Este artigo foi útil?
  • sim     não