Como integrar o Jasmin POS com o terminal de pagamento Lane/3000?

Jasmin Software - 31 Julho, 2023 - 5 minutos

Atualmente, os consumidores utilizam cada vez menos dinheiro físico na compra de produtos e serviços. Nesse sentido, é importante que o seu negócio esteja preparado para realizar operações com cartões bancários e tecnologia contactless.

 

Através de um TPA, pode oferecer aos seus clientes uma maior variedade de formas de pagamento e de forma célere, assim como garante a cobrança imediata do valor (ver vantagens). Por isso, está disponível a integração com o TPA Lane/3000 da Ingénico que irá permitir este tipo de pagamento.

 

Antes de integrar o Jasmin POS, deve garantir as seguintes condições:

  1. No sistema operativo Windows, instalar a aplicação MICROSOFT VISUAL C++ 2012 REDISTRIBUTABLE (download aqui);
  2. Garantir o modo de funcionamento de caixa Standard. Para tal, aceda a Sistema | Configurações | Gerais | Caracterização B e selecione a opção Standard no campo Modo de Funcionamento de Caixa.

 

Para configurar a integração, siga as seguintes etapas:

 
Etapa 1: Configurar Integração

Na pasta da aplicação, está disponível uma diretoria chamada “ingelink” com um conjunto de ficheiros necessários à comunicação do terminal com a aplicação POS. Os seguintes ficheiros devem ser renomeados para que as configurações não sejam perdidas em futuras atualizações do POS:

  • Configuration-sample.dat: alterar para Configuration.dat
  • RPConfig-sample.dat: alterar para RPConfig.dat
  • iaas-sample.sh: alterar para iaas.sh (em sistemas Linux)
  • iaas-sample.bat: alterar para iaas.bat (em sistemas Windows)

Caso não exista, deve criar uma diretoria na pasta “ingelink” designada Logs.

 

Etapa 2: Configurar Dispositivo

Para configurar o dispositivo, deve conectar o TPA ao computador e validar a sua interface. De seguida, de acordo com o sistema operativo deve:

Linux

  1. Abrir o terminal;
  2. Executar o comando dmesg;
  3. Validar se existe um dispositivo com fabricante INGENICO com a designação “ttyACM0”;
  4. Guardar a designação “ttyACM0” uma vez que identifica o dispositivo Lane/3000 no sistema.

Windows

  1. Aceder ao gestor de dispositivos ou clicar em simultâneo nas teclas Win e Pause através do gestor de dispositivos no menu;
  2. Na árvore de dispositivos, aceder ao ramo Portas e validar se foi adicionado um novo dispositivo;
  3. Guardar a designação COM6 uma vez que identifica o dispositivo Lane/3000 no sistema.

 

Etapa 3: Configurar Ficheiro Configuration.dat

Este ficheiro contém informação relevante para a comunicação com o dispositivo. A configuração é idêntica em Windows e Linux, sendo apenas necessário ter em atenção os caminhos das diretorias (Windows a barra é”\” enquanto que na Linux é “/”).

 

Para configurar este ficheiro, deve:

  1. Abrir o ficheiro com um editor de texto (notepad, notepad++, nano, vi, etc.);
  2. No elemento [SERIALPINPAD], onde consta PORT=, inserir o valor obtido anteriormente:
    – Linux: PORT=ttyACM0
    – Windows: PORT=COM6
  3. No elemento [LOG], adicionar a seguinte informação antes de STATE:
    – Linux: /opt/Primavera/Apl/JasminPOS/ingelink/Logs/
    – Windows: PATH=C:\\Program Files (x86)\\PRIMAVERA\\JasminPOS\\ingelink\\Logs\\
    Nota: Os caminhos podem variar, mediante a instalação realizada;
  4. Guardar e fechar o ficheiro.

 

Etapa 4: Configurar ficheiro RPConfig.dat

Este ficheiro contém configurações para a realização de pagamentos por contactless/MBWAY.  À semelhança do ficheiro anterior, as configurações são idênticas em Windows e Linux, sendo apenas necessário validar os caminhos das diretorias.

 

Para configurar este ficheiro, siga os seguintes passos:

  1. Abra o ficheiro com um editor de texto (notepad, notepad++, nano, vi, etc.);
  2. No elemento [JOURNAL], adicione a seguinte informação antes de STATE:
    – Linux: /opt/Primavera/Apl/JasminPOS/ingelink/Logs/
    – Windows: PATH=C:\\Program Files (x86)\\PRIMAVERA\\JasminPOS\\ingelink\\Logs\\
    Nota: Os caminhos podem variar, mediante a instalação realizada.
  3. Guarde e feche o ficheiro.

 

Etapa 5: Configurar ficheiros iaas.sh (linux) e iaas.bat (windows)

Através deste ficheiro, é possível a garantir a correta comunicação entre o POS e o TPA. Para configurá-lo, deve abrir o ficheiro com um editor de texto e inserir a seguinte informação:

Linux

export LD_LIBRARY_PATH=$LD_LIBRARY_PATH: /opt/Primavera/Apl/JasminPOS/ingelink/
cd /opt/Primavera/Apl/JasminPOS/ingelink/
/opt/Primavera/Apl/Pssst/ingelink/Iaas 10000 “/opt/Primavera/Apl/JasminPOS/ingelink/” &

Windows 

call IaaS 10000 “C:\\Program Files (x86)\\PRIMAVERA\\JasminPOS810\\ingelink\\” &

 

Nota: Os caminhos podem variar, mediante a instalação realizada.

 

De seguida, apenas é necessário guardar e fechar o ficheiro. 

 

Etapa 6: Garantir Comunicação entre aplicação e POS
  1. De acordo com o sistema operativo, é necessário:
    – Linux: Criar um ficheiro chamado JasminPOS.sh na raiz da aplicação e inserir o conteúdo disponível neste ficheiro;
    – Windows: Criar um ficheiro chamado JasminPOS.bat na raiz da aplicação e inserir o conteúdo disponível neste ficheiro:
  2. Guarde o ficheiro e defina um atalho no ambiente de trabalho;
  3. Defina o ícone da aplicação para este atalho e renomeie o atalho para Jasmin POS;
  4. Remova o atalho da aplicação previamente utilizado.

Ao executar os scripts disponíveis nos ficheiros, além de abrir com a aplicação, irá também começar a comunicar com o TPA. Sempre que iniciar o POS, irá repetir a mesma operação.

 

Etapa 7: Definir Meio de Pagamento
  1. No Jasmin POS, aceda a Sistema | Configurações | Periféricos | Terminais B;
  2. Defina o meio de pagamento em que vai utilizar o TPA: MultibancoCartão de Crédito ou Ambos;
  3. Escolha o terminal LANE/3000 e ative-o;
  4. Clique em Testar.

O TPA irá emitir um sinal sonoro e, se a integração ocorreu com sucesso, clique na opção Ok do TPA. Caso a comunicação não tenha sido estabelecida, será apresentada uma notificação e deve rever as etapas anteriores.

 

No separador Terminais B, pode ainda aceder a operações relacionadas com a abertura e fecho do período. Deve ter em consideração que:

  • Só é possível efetuar transações quando o período estiver aberto;
  • Sempre que o período esteja encerrado, o TPA apresentará uma mensagem indicando “Fora de Serviço”;
  • Ao abrir e fechar períodos, serão sempre impressos os respetivos talões.

Caso realize por exemplo uma venda e não consegue saber se a transação foi ou não bem-sucedida (por exemplo uma falha de eletricidade), o operador pode aceder a este ecrã e conhecer o estado da última transação. Se a transação ocorreu com sucesso, receberá uma mensagem e é impresso um talão comprovativo.

 

O Jasmin POS não finaliza a venda. Caso o TPA não dê resposta, deve selecionar um meio de pagamento alternativo que não os meios utilizados pelo TPA.

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