Documento de Transporte – Comunicação via Web Service
Jasmin Software - 14 Setembro, 2017 - 3 minutosPara comunicar um documento de transporte à AT via Web Service, siga as seguintes etapas:
1. Configurar Tipo de Comunicação com Web Service
Os tipos de comunicação estão associados às séries dos documentos financeiros. De salientar que todos os documentos podem ser comunicados via Web Service, excetuando os documentos de conferência e recibos.
Para configurar o documento para comunicar via Web Service, siga os seguintes passos:
- Aceda a Inventário | Configuração | Tipos de Doc. de Transporte;
- Na lista de documentos apresentada selecione o documento transporte pretendido e clique em Editar;
- Selecione a Série pretendida;
- Selecione a opção Web Service na coluna Tipo de Comunicação;
- Por fim, selecione Guardar.
2. Configurar Acesso aos serviços da AT
Para configurar o acesso aos serviços da AT, efetue os seguintes passos:
- Aceda a Impostos | Configurações de Impostos | Definições de Impostos;
- Selecione a empresa pretendida;
- Clique em Editar;
- Preencha os códigos de acesso ao site da AT para efeitos de envio de faturação nos campos Utilizador e Password;
- Selecione a opção Automático ou Manual no campo Comunicação Financeira;
Nota: Se pretender que a comunicação seja efetuada imediatamente no momento da gravação do documento deverá selecionar a opção Automático. Caso selecione a opção Manual, a comunicação com o site da AT seja efetuada a pedido. Neste caso, a comunicação deverá ser efetuada em Impostos | Comunicar à AT. - Por fim, clique em Guardar.
3. Criar Documento de Transporte
Para criar um documento de transporte, siga os seguintes passos:
- Aceda a Inventário | Expedição | Gerar Doc. de Transporte;
Nota: A encomenda deverá estar previamente criada em Vendas | Encomendas; - Selecione o Armazém e o Tipo de Transporte nos respetivos campos;
- Preencha os restantes campos;
- Selecione a encomenda da lista apresentada
Nota: Pode lançar vários documentos e comunicá-los em simultâneo no final; - Por fim, clique em Gerar.
Nota: Neste tipo de comunicação a data de carga pode ser anterior à data em que vai ser efetuada a comunicação do documento.
4. Validar Estado da Comunicação
Esta opção, disponível em Impostos | Pedidos de Comunicação, permite verificar o estado de todos os pedidos de comunicação à AT (quer tenham sido efetuados de forma automática ou manual). Caso tenha ocorrido um erro de comunicação, é necessário voltar a processar o pedido em Comunicar à AT.