Documento Financeiro – Comunicação via Web Service
Jasmin Software - 22 Setembro, 2017 - 4 minutosPara comunicar um documento financeiro à AT via Web Service, siga as seguintes etapas:
1. Configurar acesso aos serviços da AT
Para configurar o acesso aos serviços da AT, siga os seguintes passos:
- Aceda a Impostos | Configurações de Impostos | Definições de Impostos;
- Selecione a empresa pretendida;
- Clique em Editar;
- Preencha os códigos de acesso ao site da AT para efeitos de envio de faturação nos campos Utilizador e Password;
- Selecione a opção Automático ou Manual no campo Comunicação Financeira;
Nota: Se pretender que a comunicação seja efetuada imediatamente no momento da gravação do documento selecione a opção Automático. Caso selecione a opção Manual, a comunicação com o site da AT seja efetuada a pedido. Neste caso, a comunicação deverá ser efetuada em Impostos | Comunicar à AT. - Por fim, clique em Guardar.
2. Configurar Tipo de Comunicação com o Web Service
Os tipos de comunicação estão associados às séries dos documentos financeiros. Para configurar o documento para comunicar via Web Service, siga os seguintes passos:
- Aceda Vendas | Configuração | Tipos de Fatura/Tipos de Nota;
- Selecione o documento financeiro pretendido na lista de documentos apresentada;
- Clique em Editar;
- Selecione a série pretendida na área Série;
- Selecione a opção Webservice na coluna Tipo de Comunicação;
- Por fim, clique em Guardar.
3. Criar Documento Financeiro
Para criar o documento financeiro (fatura ou nota), siga os seguintes passos:
- Aceda a Vendas | Faturas/ Nota de Crédito ou Débito;
- Clique em Criar;
- Indique o Cliente no respetivo campo;
Nota: Os campos Condição de Pagamento, Método de Pagamento, Data e Desconto são preenchidos automaticamente. - Por fim, clique em Gravar.
De referir que ao gravar o documento:
- Se estiver definida a forma de comunicação Automática, o documento é comunicado de forma imediata;
- Caso a forma de comunicação seja Manual, para efetuar a comunicação à AT deve:
- Aceda a Impostos | Comunicar à AT.
- Preencha o intervalo de datas para seleção dos documentos;
- Selecione a opção Financeiro no Tipo de Documento;
- Clique em Processar.
Se detetar erros no documento e pretender anular quer o documento como a sua comunicação à AT, basta clicar na opção Cancelar disponível na barra de ferramentas. Após clicar, o Jasmin comunica a sua anulação à AT de forma imediata.
4. Validar Estado da Comunicação
Em Impostos | Pedidos de Comunicação, pode consultar todos os pedidos de comunicação à AT e, inclusive, o estado da comunicação do(s) documento(s) na coluna “Tipo de Operação”. Os documentos podem assumir os seguintes estados:
- Registar: o documento foi comunicado com sucesso;
- Alterar Estado: a anulação do documento foi comunicada com sucesso.
Nota: Para que esta coluna esteja visível, clique no botão Configurar esta lista (na barra de ferramentas) e no painel Colunas ative a opção Tipo de Operação.
Caso tenha ocorrido um erro de comunicação, é necessário processar novamente o pedido à AT na opção Comunicar à AT.