Documento de Conferência – Comunicação via Web Service
Jasmin Software - 13 Março, 2023 - 3 minutosPara comunicar um documento de conferência à AT via Web Service, siga as seguintes etapas:
1. Configurar acesso aos serviços da AT
Para configurar o acesso aos serviços da AT, siga os seguintes passos:
- Aceda a Impostos | Configurações de Impostos | Definições de Impostos;
- Selecione a empresa pretendida;
- Clique em Editar;
- Preencha os códigos de acesso ao site da AT nos campos Utilizador e Password;
- Clique em Guardar.
2. Configurar Tipo de Comunicação com o Web Service
Os tipos de comunicação estão associados às séries dos documentos de conferência. Para configurar o documento para comunicar via Web Service, siga os seguintes passos:
- Aceda a Vendas | Configuração | Tipos de Encomendas / Tipos de Orçamentos;
- Edite o documento pretendido;
- Valide o campo Série;
- Selecione a opção Web Service na coluna Tipo de Comunicação;
- Clique em Guardar.
3. Criar Documento de Conferência
Para criar o documento de conferência (encomenda ou orçamento), siga os seguintes passos:
- Aceda a Vendas | Encomendas / Orçamentos;
- Clique em Criar;
- Indique o Cliente no respetivo campo;
Nota: Os campos Condição de Pagamento, Método de Pagamento, Data e Desconto são preenchidos automaticamente. - Clique em Gravar.
O documento é comunicado de forma imediata à AT após gravar.
Se detetar erros no documento e pretender anular quer o documento como a sua comunicação à AT, basta clicar na opção Cancelar disponível na barra de ferramentas. Após clicar, o Jasmin comunica a sua anulação à AT de forma imediata.
4. Validar Estado da Comunicação
Em Impostos | Pedidos de Comunicação, pode consultar todos os pedidos de comunicação à AT e, inclusive, o estado da comunicação do(s) documento(s) na coluna “Tipo de Operação”. Os documentos podem assumir os seguintes estados:
- Registar: o documento foi comunicado com sucesso;
- Alterar Estado: a anulação do documento foi comunicada com sucesso.
Nota: Para que esta coluna esteja visível, clique no botão Configurar esta lista (na barra de ferramentas) e no painel Colunas ative a opção Tipo de Operação.
Caso tenha ocorrido um erro de comunicação, é necessário processar novamente o pedido à AT na opção Comunicar à AT.