Documento de Conferência – Comunicação via Web Service

Jasmin Software - 13 Março, 2023 - 3 minutos

Para comunicar um documento de conferência à AT via Web Service, siga as seguintes etapas:

 

1. Configurar acesso aos serviços da AT

Para configurar o acesso aos serviços da AT, siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Impostos | Configurações de Impostos | Definições de Impostos;
  2. Selecione a empresa pretendida;
  3. Clique em Editar;
  4. Preencha os códigos de acesso ao site da AT nos campos Utilizador e Password;
  5. Clique em Guardar.

 

2. Configurar Tipo de Comunicação com o Web Service

Os tipos de comunicação estão associados às séries dos documentos de conferência. Para configurar o documento para comunicar via Web Service, siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Vendas | Configuração | Tipos de Encomendas / Tipos de Orçamentos;
  2. Edite o documento pretendido;
  3. Valide o campo Série;
  4. Selecione a opção Web Service na coluna Tipo de Comunicação;
  5. Clique em Guardar.

 

3. Criar Documento de Conferência

Para criar o documento de conferência (encomenda ou orçamento), siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Vendas | Encomendas / Orçamentos;
  2. Clique em Criar;
  3. Indique o Cliente no respetivo campo;
    Nota: Os campos Condição de PagamentoMétodo de PagamentoData e Desconto são preenchidos automaticamente. 
  4. Clique em Gravar

O documento é comunicado de forma imediata à AT após gravar. 

 

Se detetar erros no documento e pretender anular quer o documento como a sua comunicação à AT, basta clicar na opção Cancelar disponível na barra de ferramentas. Após clicar, o Jasmin comunica a sua anulação à AT de forma imediata. 

 

4. Validar Estado da Comunicação

Em Impostos | Pedidos de Comunicação, pode consultar todos os pedidos de comunicação à AT e, inclusive, o estado da comunicação do(s) documento(s) na coluna “Tipo de Operação”. Os documentos podem assumir os seguintes estados:

  • Registar: o documento foi comunicado com sucesso;
  • Alterar Estado: a anulação do documento foi comunicada com sucesso. 

Nota: Para que esta coluna esteja visível, clique no botão Configurar esta lista (na barra de ferramentas) e no painel Colunas ative a opção Tipo de Operação.

 

Caso tenha ocorrido um erro de comunicação, é necessário processar novamente o pedido à AT na opção Comunicar à AT.

  • Este artigo foi útil?
  • sim     não