Como emitir uma fatura para um cliente intracomunitário ou de mercado externo?

Jasmin Software - 12 Dezembro, 2017 - 2 minutos

Para emitir faturas para um cliente intracomunitário ou de mercado externo, é necessário associar a informação sobre o Regime de IVA à ficha do cliente. Esta associação deve ser efetuada para que as transações com este tipo de clientes obedecem a regimes de IVA específicos no momento da faturação.

 

Por exemplo, uma empresa sediada em Portugal deve selecionar na ficha do cliente o regime CONTINENTE-UE quando são clientes intracomunitários, ou o CONTINENTE-EXPORT quando são clientes fora da União Europeia. Dessa forma, as transações com este tipo de clientes obedecerão a regimes de IVA específicos no momento da faturação e serão cumpridas automaticamente todas as regras de IVA.

 

Para associar o Regime de IVA à ficha do cliente, siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Vendas Clientes;
  2. Selecione o cliente pretendido ou caso não exista clique em Criar;
  3. No separador Cliente, escolha o imposto pretendido no campo Regime de Imposto;
    Nota: Deve escolher o imposto de acordo com o respetivo espaço fiscal;
  4. Clique em Guardar e Novo.

Assim, ao emitir uma fatura para um cliente intracomunitário ou de mercado externo, no separador Impostos associado ao documento, será automaticamente sugerido o respetivo regime de IVA.

A aplicação inclui de base a configuração de um conjunto alargado de Regimes de IVA, incluindo os regimes associados aos mercados.

 

  • Este artigo foi útil?
  • sim     não