Como gerir encomendas e devoluções no Jasmin eCommerce?
Jasmin Software - 23 Julho, 2020 - 3 minutosO Jasmin eCommerce faz o trabalho administrativo por si. Através de operações de processamento automático de documentos, pode simplesmente acompanhar no dashboard as encomendas dos diferentes canais desde o armazém à casa dos clientes e, assim, ganhar mais tempo para o que realmente interessa.
Dashboard
No Dashboard pode consultar um resumo da atividade e histórico de vendas (Shopify, etc.), para que possa conhecer os resultados comerciais por canal.
No Dashboard de Atividade pode consultar:
- Encomendas em aberto;
- Encomendas aceites;
- Encomendas prontas a enviar;
- Encomendas em trânsito;
- Devoluções em aberto;
- Devoluções aceites.
No Dashboard de Histórico pode consultar:
- Encomendas diárias (Média)
- Total de vendas
Gerir encomendas
O fluxo das encomendas está definido em 6 estados:
- Em aberto: Aqui poderá encontrar as encomendas dos diferentes canais que aguardam confirmação. Pode ainda rejeitar ou aceitar totalmente (ou parcialmente) as encomendas, sendo o respetivo stock automaticamente atualizado no armazém. Nas encomendas parcialmente aceites, as linhas dos artigos rejeitados ficam assinaladas com uma cor diferente;
- Aceite: Aqui poderá preparar as encomendas aceites e imprimir os respetivos documentos que devem acompanhar o envio da mercadoria (fatura, guia CTT, instruções, etc.);
- Pronta a enviar: Aqui poderá consultar as encomendas já preparadas e prontas para serem recolhidas pelos correios ou transportadora;
- Envio iniciado: Aqui poderá acompanhar o estado da encomenda durante o envio;
- Concluída: Aqui poderá consultar as encomendas que já foram recebidas pelos clientes;
- Cancelada: Aqui poderá visualizar as encomendas que foram totalmente rejeitadas.
Depois da encomenda estar no estado Pronta a enviar, a transição para os próximos estados é feita de forma automática, sem requerer intervenção do utilizador.
Gerir devoluções
O fluxo das devoluções está definido em 4 estados:
- Em aberto: Aqui poderá rejeitar ou aceitar totalmente (ou parcialmente) as devoluções reportadas pelos clientes;
- Aceite: Aqui poderá encontrar as devoluções aceites que necessitam de ser processadas para reembolsar o cliente;
- Reembolsada: Aqui poderá encontrar o documento de reembolso automaticamente emitido quando a devolução é processada, sendo o respetivo stock automaticamente atualizado no armazém;
- Rejeitada: Aqui pode encontrar as devoluções rejeitadas.
As devoluções rejeitadas devem ser tratadas diretamente com o cliente através de um processo de disputa na respetiva plataforma de eCommerce. Caso o processo de disputa seja decidido a favor do cliente, deverá emitir no Jasmin manualmente uma nota de crédito através da retificação da fatura da respetiva encomenda.