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Como preparar o seu restaurante para oferecer serviços de takeout

por Helena Sousa | 9 Abril, 2024

O takeout, ou takeaway, seja qual for a forma como prefere chamar ao ato de levar comida do restaurante para comer em casa ou no trabalho, não é um modelo de negócio novo, mas ganhou toda uma nova luz quando, em 2020 e 2021, por força da pandemia da COVID-19, os restaurantes foram obrigados a ter este serviço e/ou o serviço de entrega ao domicílio para poderem continuar a operar.

 

A verdade é que esta é uma tendência já incorporada nas grandes cadeias de fast food que veio para ficar, à medida que mais e mais pessoas se habituaram a ficar mais tempo em casa, e não só pode ser muito vantajosa para o seu restaurante, como pode ser um requisito para muitos clientes.

 

Vantagens de oferecer serviços de takeout

 

O objetivo de qualquer negócio é responder às necessidades dos seus clientes e na restauração não é diferente. Contudo, oferecer serviços de takeout no seu restaurante não se trata só de responder às tendências do mercado; é um modelo de negócio que pode trazer-lhe algumas vantagens.

 

Não há problemas com sala cheia

 

O facto de ter apenas uma sala por restaurante implica que, naquela localização, só pode responder a um número limitado de clientes. Com um serviço de takeout, o espaço físico deixa de ser problema e pode receber muitos mais clientes; o único limite são os seus recursos de mão-de-obra e de matéria-prima, que são mais facilmente adaptáveis.

 

Mais oportunidades de negócio

 

Ao introduzir um serviço de takeout, tem hipótese de responder não só a uma maior quantidade, mas também a uma maior diversidade de clientes, estando a incluir aqueles que não têm disponibilidade para comer no restaurante ou que preferem mesmo não o fazer.

 

Menores custos com o espaço físico

 

Com o serviço de takeout, não necessita de aumentar o espaço físico do seu restaurante para receber mais clientes – e, quando falamos de espaço físico, falamos de todos os custos que acarreta, desde mesas, cadeiras e loiças até à eletricidade, passando pelos funcionários de sala. No limite, poderá ter de aumentar a cozinha e os funcionários da cozinha, que teria também de aumentar se tivesse de responder a uma sala maior.

 

Dicas para preparar o seu restaurante para takeout

 

Vistas que estão as vantagens de o fazer, é necessário que o seu restaurante esteja preparado para oferecer um serviço de takeout aos seus clientes, o que inclui vários pormenores, desde o menu em si e da embalagem até à organização dos seus serviços. 

 

Adapte o seu menu para ser transportável e eficiente

 

A parte mais importante e diferenciadora de um restaurante é o seu menu e, ao acrescentar um serviço de takeout, em princípio, o seu menu habitual não estará preparado para isso.

 

Deve, por isso, adaptá-lo – ou criar todo um novo menu para este serviço – para aguentar as oscilações de temperatura com as distâncias, o que pressupõe também que sejam alimentos mais resistentes e que não alterem a sua integridade ao serem reaquecidos. Ainda em torno da resistência, é importante que aguentem os solavancos que possam ocorrer na viagem.

 

Além disso, é importante que defina um menu que seja de fácil preparação ou que possa aguardar em tabuleiros para saída imediata, sendo reposto de tempos a tempos, para poder responder a mais clientes em menos tempo.

 

Escolha o melhor tipo de embalagem para os itens do seu menu

 

É de extrema importância que os seus clientes consigam chegar ao destino com a comida intacta e sem queimaduras.

 

Tendo em conta o menu definido para takeout, deve estabelecer embalagens adequadas a cada item, promovendo a separação dos alimentos e, principalmente, dos molhos. Tendo isso em conta, prefira embalagens amigas do ambiente, biodegradáveis e reutilizáveis – além do efeito óbvio de prejudicar menos o ambiente, oferecem um ponto de diferenciação ao seu negócio.

 

Decida por que meios vai receber as encomendas

 

Nem todos os clientes lhe vão entrar pela porta dentro para encomendar takeout, alguns vão preferir encomendar antecipadamente. Por isso, terá de ter meios para facilitar aos clientes a encomenda, o que implica decidir se será por via telefónica, por chat ou através de uma plataforma online – uma página ou um site do tipo e-commerce, por exemplo – que faça esse trabalho por si.

 

Seja de que forma for, é importante que tenha alguém na equipa com formação e preparação para informar o cliente, receber as encomendas sem erros e passá-las para a cozinha. Além disso, não se esqueça de saber sempre para que horas o cliente quererá a encomenda.

 

Organize o seu processo produtivo

 

Neste modelo, não terá tanto controlo sobre as encomendas que entram como quando tem apenas a sala para gerir e, muitas vezes, os clientes esperam agilidade na entrega e não quererá fazer uma fila imensa de clientes à sua porta à espera de levantar a sua comida. 

 

A organização do processo de produção começa logo pela matéria-prima, que deve ser em quantidade suficiente para suprir as encomendas, mas sem exageros para não sobrar e estragar-se depois.

 

É, portanto, importante uma boa gestão da sua cadeia de abastecimento, apostando em relações fortes e boas condições por parte dos seus fornecedores e sabendo a todo o momento o stock que tem dentro de portas.

 

Depois de organizar a matéria-prima, deve organizar a linha de produção e de serviço, apostando numa forte preparação prévia; aqui, a escolha do menu adequado assume vital importância.

 

Estabeleça a forma de levantamento de encomendas

 

Para evitar confusões e filas desordenadas, é importante que estabeleça, além do local de receção de encomendas, se as receber ao balcão, o local de entrega e que o identifique claramente, de forma a que os clientes saibam exatamente onde se dirigir. Nesse local, deverá também ter o seu sistema de faturação, seja caixa registadora ou POS (Point of Sale). Se necessário, divida o restaurante com separadores.

 

Divulgue o seu novo serviço

 

Por último, mas não menos importante, deve divulgar o seu novo serviço de takeout, porque não basta confiar que os seus clientes vão entrar a qualquer momento no restaurante e descobrir a novidade.

 

Procure divulgar ativamente através de mensagens (desde que os titulares tenham autorizado), nas suas redes sociais ou no seu website, se tiver; neste último caso, se optar por ter encomendas online, coloque o acesso bem visível para não perder oportunidades.

 

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