Negócios

Qual a diferença entre o volume de negócio e as vendas?

por Mariana Pimentel | 24 Novembro, 2023

Desengane-se quem acha que gerir um negócio é simples. Especialmente quem acha que as vendas são o espelho do sucesso e da rentabilidade. Neste mundo tão complexo, existem conceitos que se podem confundir, mas é importante conhecer as diferenças entre conceitos como a faturação, o volume de negócio ou as vendas.

 

Estes são fatores determinantes que impactam a gestão financeira. Fique a conhecer as diferenças.

 

Volume de negócio e vendas: quais são as diferenças?

 

O que é o volume de negócios?

 

O volume de negócio (ou turnover) é o valor líquido do total das vendas de bens e serviços de uma empresa.

 

Ou seja, é o valor total das vendas após a dedução de descontos e impostos. Contudo, não contabiliza a dedução de despesas e os rendimentos de CAE secundários – respeita apenas ao CAE principal.

 

Este indicador considera o inventário da empresa, num determinado período de tempo. Isto significa que as vendas podem ser elevadas, mas o lucro, a rentabilidade ou os ganhos serem baixos ou haver mesmo prejuízo, porque há demasiadas despesas ou a gestão de stock é ineficiente. Nestes casos, a margem de lucro vai ser baixa.

 

O que são as vendas (faturação)?

 

Isto leva-nos à definição da faturação de uma empresa. A faturação pode ser considerada o lucro bruto da empresa, no entanto, nem sempre iguala o volume de negócio.

 

Porquê? Pois, porque a empresa pode ter receitas provenientes de operações em vários CAE de atividade – e isso é o lucro bruto – e essas receitas serem superiores ao volume de negócio.

 

De forma muito resumida:

 

  • As vendas são o lucro bruto de uma empresa.
  • O volume de negócio é o lucro líquido da empresa.

 

A importância do volume de negócio para uma empresa

 

O volume de negócio está ligado à saúde financeira da sua empresa e ao sucesso do seu negócio. Ou seja, empresas que trabalham no vermelho reduzem consideravelmente as hipóteses de crescimento, uma vez que todo dinheiro que entra é utilizado para pagar as contas básicas para manter a atividade.

 

É este valor do volume de negócio que dita se a empresa está a crescer. É, por isso, muitas vezes, um indicador de desempenho das empresas e da saúde dos negócios.

 

Mas por que razão é um indicador tão importante na vida dos negócios?

 

Porque é após se determinar o volume de negócio que serão definidos pontos cruciais, como a tributação a aplicar sobre a empresa, o enquadramento enquanto micro, pequena, média ou grande empresa ou mesmo o normativo contabilístico que se adequa.

 

Além de ser um indicador tão importante para efeitos fiscais, o volume de negócio é também fundamental para acompanhar a gestão financeira, permitindo acompanhar a performance da empresa e definir estratégias futuras.

 

Isto permite perceber que mudanças devem ser implementadas na empresa. Imagine que o lucro é baixo em relação ao volume de vendas. Isto significa que pode estar a vender muito, mas que os custos são altos. Neste caso, terão de ser encontradas formas de reduzir o custo dos recursos para aumentar o lucro da empresa.

 

Por outro lado, pode também ter menos vendas, mas margens de lucro mais elevadas. Isto significa que existem menos custos associados e que os resultados líquidos são melhores.

 

Como calcular o volume de negócio?

 

O volume de negócio considera dados que dizem respeito à venda de produtos ou serviços e, no fundo, o seu cálculo parece simples:

 

É dividir o valor total das vendas, após os descontos e impostos, pelo stock (de um determinado período de tempo).

 

Ou seja: Volume de negócio = Vendas / Stock.

 

Contudo, nem tudo o que parece é. O cálculo do volume de negócio não é assim tão simples, porque existem muitas mais variáveis a considerar, como, por exemplo, a sazonalidade - existem alturas do ano em que as vendas são mais frequentes.

 

Nestas situações os resultados podem não ser tão lineares e dependem dos dados utilizados no cálculo.

 

Como controlar o otimizar o volume de negócio?

 

Estar sempre por dentro dos indicadores-chave que medem o desempenho de um negócio é inquestionável. E o desempenho global de uma empresa depende do volume de negócio. É este indicador que ajuda a tomar decisões que se refletem no negócio.

 

Para simplificar, existem plataformas que fazem o trabalho todo por si!

 

O Jasmin é um software de gestão na cloud que traz diversas vantagens ao empresário preocupado em aumentar o volume de negócio.

 

Além de controlar todos os aspetos do negócio, desde a faturação e os ciclos de compra e venda do seu negócio, monitorizar as despesas, cobrar mais rápido aos seus clientes, acompanhar as contas correntes, ainda pode otimizar a gestão de inventário e armazéns, controlando o stock em tempo real.

 

E mais: através de Inteligência Artificial e Machine Learning, o Jasmin fornece-lhe insights sobre o futuro do seu negócio com base no histórico. Pode ver a evolução com os seus próprios olhos ao experimentar o Jasmin de forma gratuita!

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