Fiscalidade e Contabilidade
ATgo: conhece a nova app de gestão de atividade para profissionais independentes?
por Mariana Pimentel Gomes | 17 Março, 2022
Escolher os próprios clientes ou projetos. Receber pelas horas de serviço. Trabalhar a partir de qualquer lugar e escolher os próprios horários. São as grandes características de um profissional independente. E por mais simples e vantajoso possa parecer este modelo de trabalho, também ele traz desafios. Um deles é a gestão da atividade. Mas felizmente já existem aplicações que simplificam estes processos, como a nova app do fisco, ATgo.
O que é a ATgo?
Foi desenvolvida pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) com a principal finalidade de simplificar o cumprimento das obrigações fiscais. A ATgo, destinada a trabalhadores independentes e sem contabilidade organizada, fornece informação útil sobre a atividade diária de negócio.
O que é possível fazer através da ATGo?
Além de analisar a evolução dos rendimentos resultantes da atividade ao longo do ano corrente e por comparação com o período homólogo, a ATgo permite consultar recibos, faturas e faturas-recibo ou ainda consultar os dados da atividade profissional registados na AT, tais como:
- Enquadramento em IVA e IRS;
- Códigos CAE e CIRS e respetivas datas de início;
Mas não é só. A ATgo possibilita a visualização das receitas e das despesas e o acesso a estatísticas com os principais indicadores da atividade, como:
- Rendimentos versus Despesas;
- Rendimentos por CAES / CIRS;
- Despesas Profissionais por Categoria;
- Top 5 de Clientes;
No fundo, trata-se de uma app móvel que permite ao utilizador efetuar operações e consultar os dados da atividade profissional registados na AT.
Porquê investir num software de gestão de negócio?
Não é por acaso que muitos profissionais escolhem este caminho: em muitos casos, principalmente para quem está a começar, é a opção mais simples e mais económica de arrancar com um negócio. Contudo, não é isenta de obrigações para poder manter-se legal. Por essa razão é que se torna importante investir num sistema que garanta a gestão do negócio e o cumprimento fiscal.
A ATgo é útil para quem tem atividade aberta sem contabilidade organizada numa perspetiva de gestão de atividade, mas um negócio vai muito além disso: a gestão do seu negócio passa também pelo controlo total de todas as outras partes além da faturação, incluindo as despesas, o controlo de contas correntes e os resultados, para perceber se está o bom caminho. E felizmente também há soluções para isso.
Funcionando na cloud e disponível em qualquer dispositivo, o Jasmin acompanha a vida agitada de um empreendedor em ascensão. Como?
É multiutilizador
Caracteriza-se por ser um software colaborativo. Por isso, não há limites de utilizadores e pode trabalhar no Jasmin com a sua equipa, o seu contabilista ou outras pessoas.
É multidispositivo
Por ser cloud, a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo (seja um smartphone, um tablet ou um PC), poderá controlar os ciclos de compra e venda do seu negócio: desde a orçamentação, passando pelas encomendas até à cobrança.
Permite personalizar faturas
Além de poder faturar onde e quando quiser, o Jasmin permite emitir faturas digitais, eletrónicas ou em papel com poucos cliques e, ainda, personalizar as faturas a seu gosto, com o logotipo da sua marca e a informação da sua empresa.
Permite gerir stocks
Se tem um negócio que envolve a gestão de stock, com o Jasmin controla os movimentos de stocks em tempo real e em qualquer dispositivo. As entradas e saídas de material são contabilizadas e controladas automaticamente com exatidão para que possa monitorizar ao pormenor os números, os movimentos do inventário e criar reportes sobre a performance de cada artigo do inventário. E ainda pode integrar a sua loja online com o armazém.
Tudo o que um empreendedor precisa
A ATgo é um importante passo na digitalização da comunicação e relação dos profissionais com a Autoridade Tributária. E por ser grátis – a app está disponível para descarregar no google play ou na app store – é um grande aliado a quem está a começar um negócio.
E o Jasmin partilha a mesma filosofia. Sabemos que a burocracia e os custos já são altos para quem está a começar. É por isso que disponibilizamos uma versão gratuita para dar o primeiro passo na gestão do seu negócio! Experimente já o Jasmin gratuitamente e ganhe tempo e recursos para fazer o seu negócio crescer!