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E-mail Marketing: 5 estratégias para aumentar as vendas
por Helena Sousa | 9 Novembro, 2022
Para todo o tipo de negócios, o marketing digital é uma vertente de comunicação empresarial cada vez mais presente e importante pelo impacto que tem nas vendas. Com o foco a ser dado geralmente às redes sociais e aos motores de busca, uma das ferramentas que passa muitas vezes despercebida é o E-mail Marketing, que, apesar de ser das mais antigas, continua a ser extremamente eficiente em conseguir resultados.
Neste artigo, explicamos o que é o E-mail Marketing, as suas vantagens e de que forma é que a sua empresa pode usá-lo para gerar mais vendas para o seu negócio.
O que é o E-mail Marketing?
O e-mail é uma forma de comunicação mais antiga do que se imagina, tendo surgido nos anos 80 (antes até da World Wide Web), pelo que o E-mail Marketing acaba por ser uma das formas originais de Marketing Digital. No entanto, o uso excessivo e desregrado deste canal para publicidade indesejada levou à criação do conceito de spam, mensagens não solicitadas que tendem a ser filtradas pelos fornecedores de serviços de e-mail.
Hoje em dia, o uso de E-mail Marketing é feito de forma mais cuidadosa e considerada, procurando personalizar ao máximo a comunicação e evitar os envios generalizados que se tornaram irritantes nos princípios da Web.
4 vantagens do E-mail Marketing
Apesar de ser um dos canais mais tradicionais da comunicação digital, o E-mail Marketing ainda apresenta diversas vantagens, nomeadamente:
Contacto direto com o seu público-alvo
Ao contrário das redes sociais e dos motores de busca, que se regem por algoritmos que selecionam o que vai ser apresentado ao utilizador e cujas publicações são genéricas e geralmente não dirigidas a alguém em específico, o e-mail é um formato de comunicação muito mais direto e pessoal que chega imediatamente ao(s) destinatário(s). Como tal, a sua mensagem consegue chegar ao seu recetor sem rodeios nem intervenção externa, permitindo criar uma ligação mais próxima com o seu cliente atual ou potencial.
Comunicação altamente personalizável
Ao contrário da maior parte dos restantes canais de marketing digital, com o E-mail Marketing é possível (e recomendado) personalizar a sua comunicação para o utilizador que vai receber – com ofertas exclusivas, por exemplo, ou com referências pessoais para que a pessoa que recebe a sua comunicação saiba que é uma mensagem mais pessoal, o que ajuda a trazer melhores resultados e uma relação mais forte entre a sua marca e o seu público.
Um retorno sobre o investimento mais elevado
Dado o facto de os seus custos serem reduzidos (ou, em alguns casos, inexistentes), o E-Mail Marketing tem um retorno sobre o investimento (ROI) extremamente alto, bem mais do que canais como as redes sociais ou a publicidade digital. Na verdade, ainda hoje é das ferramentas mais rentáveis de marketing digital, o que significa que é uma excelente aposta para qualquer negócio.
Chega ao público certo na altura certa
Pelo motivo já mencionado de ter menos filtragem por escapar às barreiras dos algoritmos das redes sociais e motores de busca, o E-mail Marketing consegue também alcançar o seu público-alvo na altura mais indicada; por exemplo, quando lança promoções ou tem uma oferta exclusiva para aliciar o seu cliente, um e-mail na caixa de entrada salta logo à vista e transmite a mensagem na altura certa para converter em vendas.
5 estratégias para aumentar as suas vendas com o E-mail Marketing
1. Use estratégias de captação de leads para recolher os e-mails de potenciais clientes
O primeiro passo para rentabilizar a sua estratégia de E-mail Marketing é conseguir os endereços de e-mail apropriados. O RGPD veio impor como regras o que já antes eram boas práticas, nomeadamente, recolher o consentimento dos seus destinatários e apenas enviar comunicação quando existe esse consentimento expresso.
Como tal, antes sequer de começar a preparar esses e-mails e newsletters, é importante que desenvolva um plano de recolha de endereços de e-mail que realmente tenham o potencial de serem clientes (leads qualificadas). Por exemplo, utilizar um pop-up de subscrição à sua newsletter no seu blog que apareça quando o utilizador já leu mais de metade de um artigo, mostrando, assim, interesse no seu conteúdo, o que aumenta a probabilidade não só de subscrever, como também de se converter em cliente no futuro.
2. Segmente apropriadamente a sua lista de contactos por etapas do funil de conversão
Para além da simples recolha dos contactos, é importante que perceba e analise cada contacto conforme o seu funil de vendas ou funil de conversão. Uma subscrição recente, por exemplo, precisa ainda de estabelecer uma relação mais forte (lead nurturing) com a sua marca antes de se tornar comprador assíduo, pelo que a sua estratégia de E-mail Marketing terá de ser mais dirigida para marketing de conteúdo e menos para a venda direta. Por outro lado, para uma lead mais avançada no funil, pode dirigir a sua comunicação para algo mais transacional e dirigido para a venda direta.
3. Use assuntos de e-mail apelativos e que levem os destinatários a abrir o e-mail
O E-mail Marketing só tem eficácia se o utilizador realmente abrir o e-mail. Isto não significa apenas conseguir evitar ir para o spam ou para o lixo, mas também garantir que o e-mail é irresistível de abrir, caso contrário, poderá acabar ignorado numa verdadeira maré de e-mails recebidos na caixa de entrada.
Portanto, um assunto de e-mail que seja atrativo e tenha uma chamada para a ação clara é essencial para que o E-mail Marketing resulte e aumente as suas vendas. No entanto, não caia no erro de exagerar com hipérbole ou, pior, iludir o seu potencial cliente com uma mensagem enganadora, porque isso só fará com que abram o e-mail mas ignorem o resto (e e-mails futuros) ao perceberem que os tentou enganar.
4. Dê ofertas exclusivas aos seus subscritores
Recompense quem deu o passo de subscrever à sua comunicação por e-mail com ofertas exclusivas que fortaleçam ainda mais a relação entre eles e a sua marca. A título de exemplo, pode fornecer acesso antecipado a certas promoções e descontos ou enviar códigos de desconto exclusivos a subscritores, motivando os clientes a estarem atentos à sua comunicação por e-mail no futuro.
5. Se tiver uma loja online, envie e-mails de carrinho abandonado para não perder essas vendas
No E-commerce, uma das principais dificuldades encontradas são os chamados “carrinhos abandonados” – carrinhos de compra virtuais que um potencial cliente preenche com produtos, mas depois não conclui a compra, deixando uma potencial venda para si na mesa.
O E-mail Marketing é uma forma extraordinariamente útil e simples de combater esta dificuldade. Basta enviar um e-mail a lembrar que esse carrinho de compras ficou esquecido e que ainda poderão concluir a compra na sua loja online. Isto aumenta significativamente a taxa de conversão da sua loja online de uma forma user-friendly.
Não pare a digitalização da sua empresa no e-mail
Para uma tecnologia dos anos 80, o e-mail é uma ferramenta extremamente útil de comunicação, mas a sua empresa pode fazer ainda melhor nos dias que correm com o Jasmin, um software 100% na cloud que permite integrar várias dimensões da gestão da sua empresa, incluindo a gestão dos pontos de venda com software POS, a faturação, gestão de stocks e muito mais, numa só plataforma acessível em qualquer lugar e a qualquer hora. Experimente grátis hoje mesmo o Jasmin!