Histórias Jasmin
Como gerir a conta corrente com o Jasmin?
por Isabel Dias | 2 Novembro, 2017
A gestão da conta corrente de uma empresa é um processo que se pode tornar bastante rotineiro. Pagar, receber, faturar, reportar. Pagar, receber, faturar, reportar. No geral, é assim que funcionam os departamentos financeiros das empresas. A título de exemplo: pagar aos fornecedores, receber dos clientes, faturar os salários dos colaboradores, comunicar o SAFT às finanças.
Se as empresas, por um lado, têm as suas contas a pagar, por outro, também têm valores a receber. A esta diferença chamamos o saldo da conta corrente.
A importância da monitorização da conta corrente
No meio de tantas tarefas e timings, gerir a conta corrente é uma tarefa primordial em qualquer negócio. Na verdade, arriscamo-nos a afirmar que todas as empresas o fazem. Algumas até têm processos automatizados através de softwares de gestão financeira.
Outras, por questões económicas, dão preferência a métodos mais tradicionais. É o caso, por exemplo, das start-ups que iniciaram a atividade à relativamente pouco tempo e que ainda não têm rendimentos suficientes para o investimento em ferramentas de gestão interna; ou freelancers que assumem não lhes compensar o gasto de pagar uma mensalidade ou anuidade. É justo.
Contudo, e independentemente no nível de faturação das empresas, a todo o momento é importante estar a par da conta corrente. E foi exatamente a pensar nos pequenos negócios e nos pequenos empresários que a PRIMAVERA desenvolveu o Jasmin, um software de gestão financeira que é gratuito até um determinado nível de faturação, e que resolvia num ápice o dilema daquelas start-ups ou freelancers que referimos em cima.
Uma forma eficaz de acompanhar a evolução do negócio
O que tenho a receber? O que tenho a pagar? Qual foi a faturação do mês anterior? Questões que a funcionalidade “Contas Correntes” do Jasmin responderia em pouquíssimo tempo através de tabelas, gráficos ou menus.
O “Contas Correntes” é uma das muitas funcionalidades do Jasmin e que, através de um painel de bordo devidamente organizado e seletivo, prevê o fluxo financeiro e intervém com dicas e sugestões operacionais. Por exemplo, é gerado um plano semanal de atividades pendentes e com sugestões da data ideal de execução de cada um desses pendentes.
Aqui ficam algumas das funcionalidades:
- Registo de Indicadores de Desempenho (KPIs);
- Registo dos recibos ou notas de pagamento que representam a liquidação dos pendentes;
- Registo de recibos de pagamentos efetuados por clientes;
- Registo de pagamentos a fornecedores;
- Análise de recebimentos pendentes, prazos extratos, histórico e saldos de clientes;
- Análise de pagamentos pendentes, prazos, extratos, histórico e saldos de fornecedores;
- Criação de documentos de transporte;
- Entre outros.
Fique a conhecer:
Sem nunca perder os resultados de vista, o Jasmin organiza o trabalho por si e permite ter uma visão mais abrangente e a longo prazo das tarefas, dos pendentes e dos investimentos.
Comece já hoje a utilizar o Jasmin! É gratuito!