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Como usar testemunhos de consumidores pode ajudar a angariar novos clientes

por Isabel Dias | 15 Maio, 2018

Um cliente satisfeito é o melhor embaixador de qualquer negócio. Especialmente agora, na era digital, em que os consumidores procuram sempre reviews online antes de fazerem uma compra, usar os seus testemunhos é uma das melhores estratégias de marketing online.

 

Os testemunhos de consumidores atuais têm um grande poder, muitas vezes menosprezado, de influenciar outros consumidores e assim angariar novos clientes para o seu negócio.

 

Como conseguir testemunhos para angariar novos clientes

 

Muitos clientes, do seu negócio e de outros, não dão qualquer testemunho ou opinião sobre as suas experiências, ainda que sejam muito boas. Conheça algumas dicas de como conseguir esses testemunhos e de como usá-los:

 

Peça feedback aos seus clientes:

 

Primeiro, tem de conseguir feedback daqueles que compraram os seus serviços ou produtos. Mas como? Tem de pedi-lo.

 

Uma das soluções é implementar uma estratégia de email standard que o cliente recebe alguns dias após a compra – para ter tempo de experimentar o seu produto, e ao mesmo tempo ainda ter a memória “fresca”.

 

Alternativamente, pode dirigir-se pessoalmente aos melhores clientes e pedir-lhes as suas opiniões – além de conseguir um testemunho pessoal, vai reforçar as relações de confiança com eles.

 

Pode ainda colocar uma página de avaliação de produto no seu site ou ecommerce, e usar frases curtas e assertivas para persuadir os consumidores a deixarem o seu testemunho.

 

Selecione feedback relevante

 

Nem sempre um testemunho é útil, só porque é um testemunho. Uns simples “muito bom” ou “obrigado”, ainda que positivos, são demasiado genéricos e não acrescentam nada sobre as características do produto ou serviço.

 

Tente fazer as perguntas certas: “O que diferencia este produto de outros?”, “Qual é a maior vantagem de usar este serviço?”, “O que mudou depois de adquirir este produto?” – e evite as perguntas de sim/não, por não darem margem para elaborar.

 

Adapte a sua estratégia

 

Além de feedback relevante, procure também conteúdo persuasivo. O seu objetivo é que os testemunhos tenham a capacidade de angariar novos clientes, isto é, persuadir mais pessoas a comprarem o seu produto ou serviço.

 

Identifique o seu público alvo e o tipo de testemunho que se adequa ao seu negócio: reviews de produtos, citações dos consumidores, ou até vídeos em que os clientes elogiam o seu produto ou serviço.

 

Aposte na criatividade

 

Para apresentar os testemunhos de consumidores, e com eles angariar novos clientes, tem de ser criativo.

 

Criar uma página no seu site ou ecommerce dedicada a feedbacks positivos, inserir um slider na página principal ou na página de produto são algumas ideias para dar a conhecer os testemunhos daqueles que gostaram dos seus serviços.

 

Uma outra forma de captar a atenção de potenciais compradores é usar o storytelling para criar uma forma de os interessar naquilo que leem: “o produto X veio resolver o problema Y, e agora ....”

 

Credibilidade e confiança

 

Estudos mostram que o uso de testemunhos de clientes é mais eficaz do que publicidade direta, uma vez que os consumidores se identificam com outros consumidores e confiam no que pessoas como eles têm a dizer.

 

Para tornar os seus testemunhos credíveis e confiáveis inclua sempre o nome, se possível com profissão, empresa e localização, e um link para o website desse cliente.

 

Tente acrescentar sempre uma fotografia, também. Isto reforçará que o cliente é uma pessoa real, e não apenas uma estratégia de marketing. Não se esqueça, no entanto, de pedir autorização do consumidor para usar os seus dados e testemunho.

 

Vá para as redes sociais

 

Já falámos várias vezes do poder das redes sociais para angariar clientes, e não podemos deixar de o referir uma vez mais.

 

Usar as redes sociais é uma ótima forma de conseguir testemunhos de consumidores e de os fazer chegar a mais potenciais clientes.

 

Já pensou em criar uma loja no Facebook? Pode parecer complicado fazer a gestão integrada do seu negócio com uma loja no Marketplace do Facebook, mas não se preocupe!

 

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