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Como superar o abandono do carrinho de compras online
por Isabel Dias | 1 Maio, 2018
Uma experiência frustrada numa loja online pode levar à perda de popularidade e de clientes. Veja como evitar que os seus clientes percam o interesse, e assim diminuir o abandono do carrinho de compras.
9 estratégias para superar o abandono do carrinho de compras
1. Portes de envio e gastos adicionais:
Um dos fatores mais comuns no abandono de carrinhos de compras online é o aumento de preço uma vez calculados os portes ou com pequenos gastos adicionais. Com o crescimento rápido do e-commerce cresce a concorrência, e é provável que haja outras lojas a oferecer serviços gratuitos.
Para evitar este problema, opte por oferecer os portes; se isto não for possível, experimente colocar portes grátis a partir de um certo valor, além de explicitar todos os encargos adicionais para o cliente não ter uma surpresa.
2. Poucas opções de pagamento:
Quantas mais opções de pagamento, melhor. Reveja se está a oferecer as opções de pagamento mais comuns, e as mais fáceis. Para alguns clientes que não tenham PayPal ou cartão de crédito, porque não disponibilizar o pagamento por referência multibanco, ou até a contra-reembolso? Se tornar o processo de pagamento mais fácil e intuitivo, o abandono do carrinho de compras online diminuirá.
3. Obrigatoriedade de registo:
É frequente que os clientes procurem e-commerces pela experiência da compra, e que esperem facilidade na finalização do processo. No entanto, um dos maiores problemas é a obrigatoriedade de criar uma conta de utilizador. Coloque a opção de finalizar a compra como “convidado”, sem necessidade de criar uma conta, disponibilizando a opção de criar uma conta mais tarde.
Este é um dos aspetos fundamentais da experiência do cliente na sua loja online. Saiba como diferenciar o seu portal aqui.
4. Registo no site é muito extenso:
Se o tempo usado para efetuar o registo na loja online for igual ou superior ao tempo gasto a realizar uma compra, o seu e-commerce pode perder clientes. Aqui a simplicidade é chave: não peça excesso de informação no momento de registo, e dê a opção de completar o perfil de utilizador mais tarde. Uma outra forma de evitar este problema é facilitar o processo de registo pré-compra com o login de redes sociais como Facebook ou Google+, facilitando a inscrição e reduzindo o abandono do carrinho de compras.
5. Preocupação com a segurança de dados:
Apesar de as compras online serem uma constante hoje em dia, ainda há muita preocupação com a segurança das operações, especialmente com os dados bancários.
Procure reduzir o medo e a incerteza do utilizador não só usando métodos de pagamento seguros como mostrando certificados ou selos de segurança, preferindo os mais facilmente reconhecidos, de forma a passar uma imagem de confidencialidade e segurança ao comprador e evitar o abandono do carrinho de compras.
Será que os dados dos seus clientes estão protegidos? A lei mudou e a novo regime de proteção de dados pode ser difícil de compreender. Mas nós descomplicamos. Confira aqui.
6. Problemas na usabilidade móvel:
Aproximadamente metade de todo o comércio eletrónico é feito através de dispositivos móveis, seja smartphone, tablet…, mas estranhamente nem todos os websites estão otimizados para dispositivos móveis, o que pode representar um grande obstáculo para potenciais compradores.
Assegure-se que a sua loja online é compatível com dispositivos Apple, Android e Windows, e garantir que as formas de pagamento são universais.
7. Falta de assistência durante a navegação
Segundo estudos recentes, 83% dos compradores online afirmam que preferem assistência quando estão a usar a web. Destes, 51% também afirmaram que é mais provável que não abandonem o carrinho de compras. O live chat é uma forma excelente de interatuar com os clientes enquanto navegam pela loja online.
Confira aqui as nossas sugestões para revitalizar a sua estratégia digital e o foco no cliente.
8. Impossibilidade de guardar a compra
Os compradores online visitam frequentemente múltiplos websites a fim de encontrar o melhor negócio, antes de fazerem a compra. Se deixarem a página que estão a visitar, existe uma grande possibilidade de que voltem depois de perceberem que a sua loja oferece o melhor preço.
No caso de serem produtos de pouca relevância, o cliente pode desistir da compra, confrontado com a necessidade de ter de repetir todo o processo. Para reduzir o abandono do carrinho de compras, equipe a loja online tiver a opção de guardar os produtos de forma automática na conta pessoal, será possível voltar ao processo de compra a partir do momento em que esta foi interrompida, eliminando a necessidade de começar de novo.
9. Remarketing e Wishlists:
Frequentemente, os compradores entram na sua loja online e colocam impulsivamente alguns produtos no carrinho, sem intenção real de comprar. Para evitar este mau uso do carrinho de compras, tente disponibilizar a opção de selecionar favoritos ou colocar produtos numa wishlist: assim, quando o cliente estiver pronto para fazer a compra, o processo estará simplificado.
Pode ainda, incentivar o seu cliente via remarketing, mostrando-lhe os produtos mais vistos por ele sempre que visitar a loja, ou até enviando e-mails automáticos com promoções para esses produtos.
A experiência do consumidor na sua loja online deve ser a melhor possível, inclusive no momento da finalização da compra. Tenha o cuidado de transmitir informação de forma clara e objetiva. Além de reduzir o abandono dos carrinhos de compras, também passará uma imagem mais positiva do seu e-commerce.
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