Negócios

6 dicas para criar um pequeno negócio de sucesso

por Helena Sousa | 2 Maio, 2024

Criar o seu próprio negócio é um sonho de muitos, mas a dificuldade em saber por onde começar, quais serão os imprevistos e os riscos inerentes, muitas vezes, colocam esse sonho em pausa. Neste artigo, reunimos algumas dicas para ajudar nessa jornada.

 

1. Encontre algo que gosta de fazer

 

Quando pensa em abrir o seu negócio, certamente procura realização profissional e pessoal, a liberdade de poder tomar as suas próprias decisões, um crescimento a nível financeiro, entre muitos outros fatores, pelo que não será algo para começar a abandonar logo de seguida. Tal significa que é importante que escolha uma atividade da qual não se vai cansar rapidamente.

 

Parece algo utópico, mas, para que o seu pequeno negócio tenha sucesso, é importante que se centre em algo que gosta de fazer, em que o seu conhecimento e as suas competências profissionais, pessoais e sociais se destaquem. Claro que a isto é essencial juntar o mercado, procurando que o seu negócio solucione problemas ou satisfaça necessidades existentes em algum segmento.

 

Encontrar o equilíbrio entre aquilo que gosta de fazer e o que o mercado procura é uma boa base para o bom desenvolvimento e o sucesso do seu negócio e para a sua realização pessoal.

 

2. Planeamento é chave: faça um plano de negócios

 

Por muitas competências e aptidões que tenha, para ter sucesso num negócio, seja pequeno ou grande, o planeamento é essencial para saber quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo, quais as ações necessárias para os atingir e em que prazos. Para isso, é importante ter um plano de negócios.

 

O plano de negócios é o documento escrito em que irá detalhar os principais aspetos do seu negócio, descrevendo-o e explicitando a estratégia a ser seguida, os produtos e/ou serviços que irá oferecer, qual será o seu público-alvo e a respetiva caracterização no mercado em que vai localizar/atuar, bem como a concorrência existente, e quais serão os meios de publicidade a usar, incluindo também um planeamento financeiro com as respetivas projeções tendo em conta o crescimento previsto.

 

O plano de negócios é uma forma de colocar o seu negócio por escrito, não deixando nada ao acaso e servindo para estruturar as suas operações, sem se esquecer dos objetivos que definiu.

 

3. Conheça os aspetos legais inerentes ao seu negócio

 

Conhecer a legislação aplicável em termos de formas jurídicas dos negócios, impostos e outras obrigações fiscais e licenciamentos necessários não só permitirá ter o seu negócio legal, como serão fatores decisivos na tomada de decisões.

 

Abertura do negócio

 

As especificidades a nível legal começam logo com a própria abertura do negócio, que pode fazer ao abrir uma empresa (pessoa coletiva) ou ao abrir atividade como trabalhador independente. É importante que se informe sobre as implicações de cada opção, pois dela vão depender as suas obrigações fiscais, bem como dos trâmites para o fazer.

 

Licenciamento

 

Além disso, certos negócios têm especificidades que implicam o pedido de licenças para poderem operar ou são abrangidos pelo regime de licenciamento zero e têm comunicações prévias a fazer, ao passo que outros têm a vida mais facilitada nesse sentido. Deve saber qual é a situação do seu.

 

Obrigações fiscais

 

Fora esses trâmites, as obrigações declarativas à Autoridade Tributária e à Segurança Social, bem como os respetivos impostos e contribuições a pagar interferem diretamente no planeamento financeiro do seu pequeno negócio (sendo que as obrigações das empresas e as obrigações dos trabalhadores independentes diferem). Se não contar com isso, pode ver a sua viabilidade em risco.

 

4. Defina as suas fontes de financiamento para os investimentos necessários

 

Nenhum negócio arranca sem capital e, tendo o seu plano de negócios com o respetivo planeamento financeiro, saberá qual será o capital necessário que terá de ser investido para poder começar. Pode começar com capital próprio – dinheiro ou até bens –, com um empréstimo ou ambos.

 

No que toca ao financiamento e não só, pode ainda ter em conta que existem diversos apoios públicos ao empreendedorismo para incentivar o crescimento da economia e a criação de empregos.

 

5. Prepare-se para as mudanças no mercado

 

Nenhum mercado é estático e, mesmo que escolha uma atividade que adore, é importante não se prender demasiado à forma como a delineou e ter alguma abertura para acompanhar as modificações alheias a si que possam existir.

 

Prepare-se para ouvir o feedback dos seus clientes – afinal, sem eles o seu negócio muito dificilmente sobrevive –, aprenda com os dados recolhidos e adapte-se, seja mudando o modelo de negócio, a estratégia de preços, a sua plataforma de vendas ou até a própria forma de comunicar com o seu público-alvo.

 

6. Utilize meios que lhe permitam uma boa gestão diária do seu negócio

 

Por último, mas não menos importante, a gestão do seu negócio é o que lhe vai permitir que ele cresça para que possa cumprir e ultrapassar os seus objetivos e até definir novos. Por isso, deve optar por meios que lhe permitam aumentar a eficiência sem perder a qualidade da informação. Ferramentas que lhe permitem isso são, por exemplo, software de ERP e CRM.

 

Um software de ERP (Enterprise Resource Planning) é um software que facilita a gestão integrada de todos os aspetos de um negócio numa única plataforma, onde pode faturar aos seus clientes, gerir stocks, compras e contas correntes e controlar os seus resultados. Permite ainda a automatização de diversos procedimentos, ao permitir a integração e duplicação de documentos, contribuindo para o aumento da produtividade e a eliminação de erros que resultem daí.

 

Um software de CRM (Customer Relationship Management) ajuda na gestão dos seus clientes desde o primeiro contacto até ao término da relação, de forma integrada, numa plataforma que permite armazenar todos os seus detalhes e acompanhar todas as interações, desde chamadas e emails, a orçamentos e vendas.

 

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Como referimos, o seu pequeno negócio precisa de muita atenção e de uma gestão aprimorada para poder crescer com saúde. Pensado para dar resposta às necessidades de gestão de empreendedores e PME, o Cegid Jasmin é o parceiro de que necessita para controlar todas as operações.

 

Com o Cegid Jasmin não só pode faturar, gerir as suas compras e os seus stocks, controlar as suas contas correntes e monitorizar a evolução dos seus resultados, como pode fazê-lo em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

 

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