Negócios
Como escolher o melhor software para gerir uma startup
por Helena Sousa | 14 Março, 2023
Uma das decisões mais importantes para qualquer startup no seu início é qual o software que vai usar na gestão do seu novo negócio. Desde a plataforma de e-mail ao software de gestão, é vital que escolha as ferramentas ideais para o seu modelo de negócio para conseguir ter sucesso logo à partida – e uma má decisão a nível de software tem impactos drásticos a médio-longo prazo e significa ter de reformular muitas decisões.
Desenvolver internamente ou escolher software que já existe no mercado: qual a melhor opção?
A primeira questão com a qual qualquer startup tecnológica se tem de debater é: escolher uma opção já existente e pronta a usar ou desenvolver algo à medida? Naturalmente, ambas as opções apresentam vantagens e desvantagens.
A grande vantagem de software pré-existente é o facto de já estar essencialmente pronto a usar; provavelmente terá de tratar de algumas configurações, mas o software em si já existe e já está preparado para ser usado o mais rapidamente possível.
No entanto, a desvantagem de comprar software é que, na grande maioria das vezes, este não está adaptado à realidade específica do seu negócio, para não falar de, por vezes, envolver um investimento substancial – e trazendo uma série de funcionalidades supérfluas que não fazem falta à sua startup.
Por sua vez, software desenvolvido à medida in-house traz a vantagem de ser 100% desenhado para as necessidades da startup, mas com sérias desvantagens por acréscimo, nomeadamente:
- Necessidade de alocar recursos internos para o desenvolver, o que significa que parte da sua equipa estará dedicada à criação do software em vez do negócio;
- Necessidade de continuar a desenvolver e a manter o software, pelo que, em vez de focar esforços completamente no crescimento do seu negócio, terá sempre de ter uma parte da equipa dedicada a otimizar o software e a desenvolver novas funcionalidades.
Tendo em conta os recursos limitados para arrancar com qualquer startup e o investimento de tempo e esforço a médio-longo prazo para manter software interno a correr, a melhor solução para uma startup é, sem dúvida, escolher uma opção que já exista no mercado.
Questões a ter em conta para escolher o melhor software para uma startup
Adaptabilidade ao negócio
Como referimos, uma das grandes limitações que software existente apresenta para uma startup é o facto de poder não ser completamente adequado à sua realidade.
Assim sendo, uma das questões que deve colocar na fase de escolha de software é até que ponto cada opção é adaptável à sua realidade atual e futura, tanto a nível de flexibilidade como de modularidade – isto é, se o software consegue crescer e adaptar-se ao seu negócio à medida que o mesmo se desenvolve e ganha novos requisitos.
Capacidade de integração com outro software
Na verdade, o software não funciona sozinho; para estabelecer bons processos produtivos, é necessário que o mesmo se integre com as outras plataformas que uma startup requer para funcionar – por exemplo, a integração do e-mail com a plataforma de CRM para que contactos por e-mail a potenciais clientes sejam automaticamente adicionados.
Assim sendo, por muito eficaz que o software possa ser a responder às suas necessidades específicas, é necessário que o mesmo também se integre com o restante workflow para que os dados sejam transmitidos sem quaisquer constrangimentos. Nenhum software é uma ilha!
Foco nas necessidades da sua startup
Um dos principais problemas que aflige software é a chamada “feature creep”: quando uma plataforma tem funcionalidades a mais, o que a torna mais lenta, mais complicada de usar e menos eficaz para cada propósito específico.
Para uma startup em particular, é essencial evitar esse tipo de plataformas que prometem mundos e fundos, visto que o seu estatuto generalista significa que não dará uma resposta eficaz aos requisitos extremamente específicos e concretos de uma pequena empresa.
Testar antes de adotar
Depois de adotar uma determinada plataforma e criar sistemas à volta do seu uso, torna-se cada vez mais complicado substituí-la por outra com o passar do tempo.
Portanto, antes de assentar num determinado software, procure saber se é possível fazer algum tipo de teste, preferencialmente gratuito, durante determinado tempo para perceber se realmente vai dar resposta às suas necessidades específicas, não vá no futuro descobrir que afinal era a decisão errada e perde tempo (e dinheiro) a trocar de plataforma.
Não olhe (demasiado) ao preço
Naturalmente, uma startup não tem recursos infinitos para investir, muito menos em software. No entanto, se decide poupar despesas nesta área e seleciona a opção mais barata independentemente da sua adequação ao modelo de negócio, o que vai acabar por acontecer é que, inevitavelmente, o software vai criar problemas que eram evitáveis se tivesse feito a escolha certo logo à partida, fazendo a sua empresa ter de voltar atrás – ou, pior, ficar presa a uma plataforma que não faz o que precisa!
Como em tudo na vida, é preciso ver o equilíbrio qualidade-preço. A solução mais cara, por fantástica que seja, provavelmente não será viável para o negócio, mas certamente descobrirá uma solução que oferece aquilo que precisa ao preço certo, evitando o custo de oportunidade de escolher a opção mais barata só porque sim.
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