Histórias Jasmin
Como exportar o ficheiro SAFT no Jasmin
por Isabel Dias | 26 Abril, 2018
SAFT? O que significa e para que serve
O ficheiro SAFT, que significa Standard Audit File for Tax Purposes, foi criado para auditoria fiscal. O objetivo era tornar mais simples as inspeções feitas às empresas, facilitando a informação sobre a faturação, de forma a combater a fuga e evasão fiscal.
Provou-se tão útil e eficaz que foi integrado na contabilidade portuguesa em 2008. De acordo com o Portal das Finanças, este ficheiro no formato .xml, permite a exportação simplificada dos registos de uma empresa, independentemente do programa utilizado.
O que contém o SAFT
O ficheiro SAFT contém todas as informações necessárias para a comunicação da faturação mensal de uma empresa à Autoridade Tributária:
- Identificação da empresa;
- Identificação de fornecedores e clientes;
- Identificação dos produtos e serviços vendidos;
- Documentos de venda relevantes a nível fiscal, que se aplicam mesmo tendo sido anulados, como faturas, faturas simplificadas, faturas-recibo, notas de crédito e notas de débito;
- Recibos emitidos a clientes;
- Documentos de transporte;
- Documentos de conferência como, por exemplo, consultas de mesa;
Sabia que existe um SAFT de contabilidade e outro de faturação? Descubra a diferença aqui.
Como exportar o ficheiro SAFT?
Aprenda como exportar o ficheiro SAFT com o software Jasmin: fácil e intuitivo.
- Seleccionar IMPOSTOS no menu lateral à esquerda.
- De seguida, selecionar FICHEIRO SAFT-PT.
- Selecionar a Empresa em questão, e clicar APLICAR.
- É então que deve escolher a finalidade da declaração legal (Fatura, Guia de Remessa ou Auditoria), e o período da consulta: data de início, e data de fim.
Pode, opcionalmente, adicionar uma referência (como mês e ano) para lhe ser mais fácil navegar pelos documentos.
Terminados estes passos, é só clicar em GUARDAR, e o documento está criado. Para exportá-lo para o seu disco, só tem que selecionar EXPORTAR FICHEIRO SAFT-PT e uma caixa de diálogo irá abrir a pedir-lhe para gravar o ficheiro no seu computador.
Não se esqueça que o ficheiro SAFT relativo à faturação de cada mês tem de ser entregue – neste caso, importado no site da AT – até ao dia 20 do mês seguinte.
O Jasmin é certificado pela Autoridade Tributária e Aduaneira, pelo que é intuitivo fazer upload do ficheiro no Portal das Finanças.
Ainda não é utilizador? O Jasmin ajuda-o a fazer a gestão da sua empresa, e a assegurar-se de que todos os requisitos legais são cumpridos. Subscreva já o Jasmin Express: 100% cloud, certificado e gratuito, e comece hoje a poupar tempo e recursos.