Negócios
6 estratégias de gestão de vendas para pequenos negócios
por Helena Sousa | 30 Outubro, 2023
A gestão de vendas desempenha um papel fundamental para o sucesso de uma empresa, independentemente do seu tamanho. É uma necessidade para qualquer negócio que queira ser competitivo no mercado e tenha como objetivo o crescimento económico e financeiro.
Para os pequenos negócios, a gestão de vendas torna-se ainda mais crucial, uma vez que os recursos disponíveis tendem a ser mais limitados do que nos grandes negócios.
O que é a gestão de vendas?
A gestão de vendas é o conjunto de estratégias e processos que um negócio utiliza para controlar, gerir e otimizar todas as suas atividades de venda. Esta engloba todos os setores da empresa relacionados com o processo de vendas. Setores estes que vão desde a pesquisa de mercado, à construção dos preços de venda, passando pelo marketing e pela distribuição.
O objetivo é otimizar a utilização dos recursos certos da empresa. Desta forma é possível atingir os seus objetivos de vendas, aumentar a sua receita e maximizar os seus lucros rumo ao crescimento.
Como todos os processos de gestão, a gestão de vendas envolve não só a definição de estratégias e métodos. Envolve também a avaliação das várias ações para perceber quais as que geram melhores resultados.
Quais são as vantagens da gestão de vendas?
Melhor planeamento
Uma gestão de vendas eficaz permite planear e formular estratégias e objetivos de negócio. Não adianta ter ótimos profissionais e uma excelente estrutura organizacional, se não existe um bom planeamento.
O planeamento permite à administração da empresa fazer uma comparação entre os resultados desejados e os obtidos. E, assim, ajustar as suas estratégias futuras.
Maximização das vendas
Uma gestão de vendas bem executada ajuda a empresa a definir quais são os caminhos necessários para atingir os seus objetivos, que recursos vai utilizar e de que forma pode maximizar os seus lucros. Isto não só pode levar a um aumento das receitas da empresa, como também permite eliminar atividades desnecessárias, economizando recursos.
Atendimento ao cliente mais qualificado
Com uma gestão de vendas sólida, a equipa de vendas consegue fornecer um atendimento mais personalizado, entender quais são as necessidades dos clientes e oferecer soluções adequadas a essas mesmas exigências. Isto não só leva à satisfação, como também à fidelização dos clientes, permitindo a construção de relacionamentos sólidos e duradouros.
Estratégias de gestão de vendas para pequenos negócios
Existem algumas vantagens associadas a ter um negócio de pequenas dimensões. Por exemplo, o número de funcionários ser mais reduzido, a probabilidade de haver mais humanismo e proximidade nos processos, o ambiente de trabalho ser mais confortável e amigável e haver uma maior flexibilidade quando à mudança.
Contudo, estas características, por si, não são suficientes para maximizar as vendas. Para os pequenos negócios, a gestão de vendas é especialmente essencial e para a qual se deve considerar algumas estratégias que promovam o crescimento e a sustentabilidade.
Analisar a situação atual da empresa
Para uma boa gestão de vendas, é essencial avaliar qual é o desempenho atual da empresa e quais são os seus pontos fortes e fracos. Assim será possível traçar um plano de ação o mais realista possível.
Esta análise ajuda a identificar oportunidades de crescimento, bem como potenciais ameaças, permitindo a tomada de decisões mais informadas. Através deste tipo de estudo interno e externo, é possível tomar decisões mais informadas, adaptar as suas estratégias à realidade e alocar de forma eficiente os seus recursos.
Conhecer o público-alvo
Realizar pesquisas de mercado e criar personas a partir da lista de clientes existente ajuda a segmentar o público-alvo e a ir de encontro às necessidades e requisitos dos consumidores.
Quando a empresa já conhece o seu público-alvo, o mercado em que está inserido e os seus concorrentes, torna-se mais fácil escolher qual o tipo e estilo de comunicação a adotar com os seus clientes, qual o canal de venda que deve potencializar para fornecer o seu produto ou serviço e o que deve realizar para ir de encontro às espectativas, de forma a realizar a venda.
Realizar um plano de vendas
É importante estabelecer metas de vendas que sejam reais e mensuráveis e um plano que descreva como atingir essas mesmas metas, que funções é necessário desempenhar e que orçamento é necessário alocar para que estas vendas se cumpram.
Desenvolver um plano de onde constem todos os recursos físicos e financeiros que a empresa utilizará, juntamente com as receitas que irá alcançar com as suas metas de vendas, é uma estratégia eficaz para uma boa gestão de vendas.
Formar e motivar a equipa
Investir na formação da equipa de vendas torna-se importante para que esta desenvolva as suas habilidades de comunicação e negociação e se mantenha a par das últimas tendências e técnicas de venda. Ao motivar e formar a sua equipa, a empresa está, mesmo que indiretamente, a potenciar as suas vendas.
Uma equipa formada e motivada oferece um bom atendimento ao cliente e faz tudo o que está ao seu alcance para impulsionar as vendas.
Aperfeiçoar o funil de vendas
A partir de um funil de vendas bem organizado, a empresa consegue averiguar qual é o comportamento que o potencial cliente assume desde o seu primeiro contacto com o produto/serviço até à realização da venda. A análise deste comportamento é importante para entender como é que os clientes chegam até à empresa, que dúvidas surgem no momento da compra e o que sentem em relação à marca.
Estruturando bem um funil de vendas, a empresa consegue mensurar a sua produtividade, descobrir quais são os processos que necessitam de melhorias e otimizar o seu ciclo de venda.
Aumentar a presença online
Uma forte presença online é crucial para pequenos negócios, pois não só permite que haja uma maior proximidade com o cliente, como a empresa pode aproveitar para ficar a conhecer melhor qual é o seu público-alvo.
Estratégias de marketing digital, como marketing de conteúdo ou publicidade online, mais económicas e com melhor mensurabilidade do que estratégias de marketing tradicional, podem ajudar a construir confiança na marca e a expandir o seu alcance geográfico, contribuindo positivamente para as vendas.
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