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Negócios de sucesso: tendências para 2018

por Isabel Dias | 3 Janeiro, 2018

“Quais serão os negócios de sucesso em 2018? Quais as tendências mais rentáveis? Em que tipo de negócio devo investir?” Se o seu objetivo para o novo ano é investir num negócio próprio, certamente que já se debateu sobre estas questões.

 

As opções são muitas e, claro, não existem fórmulas mágicas para o fazer sem correr alguns riscos. No entanto, conhecer o mercado e o contexto social é meio caminho andado para tudo correr bem. Aliado a isso, é importante ter atenção aos negócios de sucesso da atualidade e, claro, conhecer bem as principais tendências do mercado.

 

Negócios de sucesso: principais tendências para 2018

 

Espaços de coworking

 

O coworking é, nada mais nada menos, que um novo método de trabalho cujo objetivo é incentivar a troca de ideias e partilhar o mesmo espaço de trabalho entre profissionais que podem ser de diferentes áreas e, por norma, não têm um escritório fixo.

 

Assim, e tendo em conta o crescente número de profissionais que trabalham como freelancers, os espaços de coworking surgem como uma ótima alternativa para quem trabalha a partir de casa e pretende aumentar os seus níveis de produtividade.

 

Sim, falámos em aumentar a produtividade! Não é segredo para ninguém que o “Home-Office” nem sempre é sinónimo de produtividade. Muito pelo contrário.

 

 

Leitura biométrica

 

Na maioria dos casos, a leitura biométrica é associada a situações nas quais a impressão digital é reconhecida por meio da tecnologia. Mas na verdade, a leitura biométrica vai muito além disso.

 

A par de uma evolução tecnológica cada vez mais sofisticada, os reconhecimentos facial e de retina são já uma realidade em diversas situações, principalmente no desbloqueio de smartphones.

 

Contudo, há quem diga que os reconhecimentos de impressão digital e facial já eram! Serão os próximos anos da tecnologia marcados pelo reconhecimento de voz? Uma coisa é certa: já estivemos mais longe disso e a leitura biométrica será a grande tendência de 2018.

 

 

Alimentação alternativa

 

É ou não verdade que manter um estilo de vida saudável é uma das principais preocupações da sociedade atual? Sociedade essa que, com o maior acesso a informação, está cada vez mais atenta aos benefícios de manter uma alimentação saudável e livre de químicos.

 

Assim, e mesmo que as intolerâncias e as alergias a determinados alimentos não sejam uma novidade, a verdade é que os produtos desenvolvidos para os consumidores que as possuem são!

 

Como tal, e apesar de a alimentação saudável ser já uma tendência que advém de anos anteriores, a verdade é que esta continuará a ter um destaque a longo prazo pelo simples facto de representar uma necessidade humana.

 

O mais importante neste tipo de negócio é ser criativo e fugir às ideias comuns que já saturam o mercado. O ano de 2018 será marcado pela alimentação alternativa direcionada para nichos de mercado específicos. E quando falamos em nichos de mercado específicos, falamos nos mercados fitness, vegetariano, vegano, diabético, sem glúten e sem lactose, orgânico, biológico, etc.

 

 

Cervejas artesanais

 

Quantas marcas de cervejas artesanais viu nascer e crescer em 2017? Muitas não é? Mas acredite, este é um mercado que ainda vai crescer muito mais no próximo ano. Porquê? É simples! Os consumidores procuram novas experiências de consumo e, como tal, estão dispostos a provar novos sabores de cervejas. Aqui, sem dúvida que o segredo é criar produtos novos e totalmente diferenciados dos da concorrência.

 

 

Foco na geração “Millennials”

 

Já ouviu falar da geração “Millennials”? Este é o termo utilizado para categorizar os indivíduos que nasceram entre 1980 e 2000. Ou seja, jovens altamente qualificados, informados e com grande habilidade digital que nasceram e cresceram em plena era tecnológica.

 

Por terem nascido e crescido em plena era tecnológica, esta geração faz um maior uso dos canais online quando compra. Sim, o consumidor “Millennial” recorre às lojas virtuais para procurar informações, comparar preços e até mesmo para comprar produtos.

 

Como tal, proporcionar uma boa experiência de compra é indispensável para que o consumidor seja tão ou mais fiel que os restantes clientes. E para isso, entender esta geração - o que valoriza, o que pensa, como age… - é fundamental para adequar os negócios ao seu perfil.

 

Apostar na transformação digital, independentemente da área de negócio, é essencial para atingir a geração “Millennials”. Afinal de contas, esta é a geração de consumo do futuro!

 

 

Tecnologia a favor

 

Seja qual for o negócio, utilizar a tecnologia a favor é fundamental. As ferramentas de gestão são já uma realidade para a maioria dos negócios de sucesso que pretendem otimizar os seus processos empresariais.

 

Num mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, simplificar processos deve ser o mote para qualquer negócio. E é por isso que existe o Jasmin, um software de gestão cloud e certificado que ajuda a maximizar a rentabilidade e produtividade das equipas de trabalho de uma forma mais intuitiva.

 

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